TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substâncias que podem causar dependência

Artigo: Substâncias que podem causar dependência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

São definidas como lícitas todas as drogas cuja produção, comercialização e uso são permitidos por lei. Além do álcool e do tabaco, as mais consumidas são os remédios para reduzir ansiedade ou induzir o sono, os anorexígenos, ansiolíticos, suplementos alimentares e anabolizantes.

Segundo o conselheiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Carlos Alberto Salgado, as drogas voláteis, como a cola de sapateiro, e os derivados do petróleo, também são consideradas lícitas, mas apenas se desviadas de seu uso adequado.

Em relação a outros produtos que também são considerados drogas lícitas – como o café, medicamentos, erva-mate, energéticos e bebidas que contenham coca – Wolmar Severo, coordenador do curso de química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), afirma que é baixa a quantidade de substâncias que possam causar dependência. “Drogas líticas só podem ser consideradas prejudiciais se usadas de forma equivocada, em exagero. A cafeína presente na composição do café é pouca. Mesmo que a pessoa beber seis xícaras de café em um dia, ela não vai ficar dependente daquilo. Outra coisa que pode ter uma consequência negativa, como a dependência, é a combinação de medicamentos com bebida alcoólica. Acredito que só vai ser dependência quando a abstinência do produto provocar uma reação negativa no organismo”.

Alguns produtos que são considerados droga lícita, segundo o psiquiatra Carlos Alberto Salgado:

♦ Benzodiazepínicos: medicamento usado para tratamentos psicológicos

♦ Cola de sapateiro e loló: inalantes derivados do petróleo

♦ Café: tem a cafeína na sua composição que, se usada em grande quantidade, causa dependência

♦ Anorexígenos: utilizados para diminuir o apetite e reduzir o peso

♦ Suplementos alimentares e anabolizantes: hormônios usados para aumentar a massa muscular

♦ Energético: bebida alcoólica que estimula o metabolismo

♦ Morfina: medicamento usado contra dor

Desfazendo o comentário de que o chocolate vicia, Salgado defende que o açúcar contido no preparo desse produto, talvez seja mais determinante para a dependência do que o chocolate em si, embora ele seja um estimulante leve como a cafeína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com