TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Da Psicologia No Tranbalho Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Surgimento Da Psicologia No Tranbalho Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  5.684 Palavras (23 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 23

A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NA TERCEIRA IDADE

Fátima M C Noronha

RESUMO

A escolha da abordagem sobre a influência da psicopedagogia na terceira idade como tema justifica-se em razão de uma reflexão sobre o papel do psicopedagogo na terceira idade, Nesse sentido, o objetivo geral nesse estudo é conscientizar aos leitores que as pessoas na terceira idade tem e devem usufruir dos seus direitos e valores para viverem com mais dignidade e alegria sentindo-se mais útil a sociedade e mais especificamente chamar a atenção das pessoas e da sociedade em geral no que diz respeito às responsabilidades de todos em relação às pessoas idosas, de modo que cada um se sinta motivado a assumir o seu papel; esclarecer sobre os preconceitos contra as pessoas idosas presentes em nossa sociedade, a fim de que sejam superados e elas tenham, em conseqüência, uma vida mais digna.. Para tanto, foram utilizadas como referenciais teóricos: Albuquerque (2003), Beauvoir (1990), Bíblia Sagrada (1997), Bortolanza (2002), Cachioni (1999), Coralina (1965), Grinberg (2003), Léo (1999), Minayo (2002, 2007), Neri (1991), Visca (1991). A metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura à luz dos referenciais citados com abordagem qualitativa. Conclui-se que a prática psicopedagogica tem um valor significativo para o idoso, pois ele passa a ver que as limitações impostas pelo envelhecimento podem ser superadas, mesmo que elas tentem se impor e falar mais alto.

Palavras-Chave: Terceira Idade. Psicopedagogia. Qualidade de vida.

INTRODUÇÃO

Como tema apresenta-se a Influência da Psicopedagogia na Terceira Idade. Sabemos que o indivíduo não é um ser acabado, devendo procurar se aprimorar sempre. È natural que na terceira idade prossiga neste processo de crescimento, inserindo-se em diversos grupos, ao invés de isolar-se, deprimir-se e/ou viver à margem das inovações.

A terceira idade é definida, pela Organização Mundial de Saúde – OMS – como aquela com sessenta anos ou mais de idade. Esta definição é válida para países

subdesenvolvidos, elevando-se este limite para sessenta e cinco anos de idade, em países desenvolvidos.

Atualmente, a questão da velhice tem mostrado grande necessidade de atenção no que diz respeito às necessidades de desenvolver estudos especializados, que possam contribuir para que o idoso tenha uma vida digna. O número de idosos no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos tempos e viver a terceira idade é para muitos uma situação de desconforto, é como se deixasse de ter utilidade, algo que não serve mais, um peso para àqueles que dele cuida.

A Psicopedagogia desenvolverá um importante papel através de seus profissionais bem formados e informados com competência procurando congregar conhecimentos com outras áreas, para compreender e discernir o trabalho de mediação e de assessoria aos idosos e seus grupos, como também mobilizar a sociedade e poderes públicos a exigir políticas mais justas para atender melhor as pessoas da terceira idade.

Neri (1991. p. 79) Começa de forma ambígua com a questão cronológica a partir do nascimento.

No ciclo vital em todas as etapas do desenvolvimento, envelhecer significa adaptar-se a mudanças na estrutura, funcionamento do corpo e cognição, por um lado, e mudanças no âmbito psicossocial por outro. Isto seria simples, se não fosse a terceira idade tão marginalizada e hostilizada pela sociedade.

Como todo processo da evolução humana o processo de envelhecimento também ocorre de forma peculiar a cada individuo, dependendo, dentre outros fatores, de sua herança genética, cultura e historia de vida. Foi observando essas diferenças individuais, que optamos por um estudo de como a psicopedagogia pode influenciar em uma melhor qualidade de vida do idoso.

Entretanto, os representantes dessa classe emergem em um trabalho silencioso, buscando meios que possam beneficiá-los e que venham a ajudá-los a melhorar sua qualidade de vida e aumentar a longevidade. Para tanto é imprescindível que essa população se mantenha autônoma, independente e tenha capacidade de gerenciamento próprio e condições de superar os problemas de ordem física, mental, social e emocional, advindos dos anos vividos.

Nesta configuração, a velhice é entendida como uma fase da vida que está ligada à acumulação de experiências e conhecimentos (por ter um saber significativo). Deste modo, destaca-se a importância de ser reconhecido como uma fonte de privilégio para quem atinge este estágio de desenvolvimento.

Posto isto, é possivel perceber a importancia de se estudar sobre os efeitos da psicopedagogia na população em foco, não so pelos aspectos cognitivos, mas, tambem nos aspectos sociais, que então intrinsecamente ligados.

O objetivo geral desse artigo é conscientizar aos leitores que as pessoas na terceira idade tem e devem usufruir dos seus direitos e valores para viverem com mais dignidade e alegria sentindo-se mais útil a sociedade e como objetivos específicos; chamar a atenção das pessoas e da sociedade em geral no que diz respeito às responsabilidades de todos em relação às pessoas idosas, de modo que cada um se sinta motivado a assumir o seu papel; esclarecer sobre os preconceitos contra as pessoas idosas presentes em nossa sociedade, a fim de que sejam superados e elas tenham, em conseqüência, uma vida mais digna.

Buscou-se respaldo teórico para a sustentação das idéias aqui apresentadas, reflexões e conceitos emitidos por autores que abordam essa temática, tais como: Albuquerque (2003), Beauvoir (1990), Bíblia Sagrada (1997), Bortolanza (2002), Cachioni (1999), Coralina (1965), Grinberg (2003), Léo (1999), Minayo (2002, 2007), Neri (1991), Visca (1991) e outros que contribuíram para o compreendimento dos argumentos levantados durante a revisão bibliográfica.

No que tange a pesquisa bibliográfica, destaca-se que o material obtido foi em decorrência de pesquisas e obras já publicadas, constituído, principalmente, de livros, artigos de periódicos e, atualmente, com material disponibilizado na Internet (Minayo, 2007).

Como metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura à luz dos referenciais citados com abordagem qualitativa.

Assim, a escolha do tema de investigação surgiu de motivações de ordem pessoal e epistemológica, na medida em que se trata de um tema de grande atualidade que se reflete na amplitude e algumas imprecisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com