TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento da Psicologia enquanto ciência

Pesquisas Acadêmicas: Surgimento da Psicologia enquanto ciência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 01

Surgimento da Psicologia enquanto ciência

Wundt (1832-1920) era formado em fisiologia e estudava a psicologia pelos métodos naturais, ou seja, química, física e biologia. Foi considerado o pai da psicologia pois a estruturou como científica quando estabeleceu o primeiro laboratório na Universidade de Leipzig, Alemanha, em 1879.

Tomando como modelo as ciências experimentais, propõe-se constituir a psicologia como uma nova área da ciência objetiva e experimental.

Na obra Princípios da Psicologia Fisiológica estabeleceu os princípios da psicologia como a ciência experimental independente.

Durante 10 anos, dedicou-se à investigação de uma área da psicologia na qual foi o primeiro investigador sistemático: a Psicologia Cultural. Na sua obra Psicologia Cultural, abordou o desenvolvimento do pensamento humano manifestado na linguagem, nos costumes, nos mitos, nas artes, nas leis e na moral.

A Psicologia experimental combinava os papéis do filósofo e do fisiologista de laboratório. Recorria tanto aos métodos experimentais das ciências naturais afim de adaptá-los à nova ciência quanto à análise dos fenômenos culturais pelos métodos comparativos da Antropologia e da Filosofia. Assim Wundt considerou que a Psicologia individual poderia ser complementada com o estudo do coletivo: Psicologia dos Povos

Seu objeto de estudo era a consciência e os processos mentais. A consciência era constituída por várias partes distintas. Para ele, a primeira etapa da investigação de um fato deve ser uma descrição dos elementos individuais dos quais consiste. Tal como os átomos constituem as substâncias químicas, as sensações seriam os elementos simples da mente e da consciência. Mas não aceitava que os elementos constitutivos da mente se combinassem de forma passiva através de um processo mecânico de associação. E aqui diverge dos empiristas e dos associacionistas, com quem só partilha o reconhecimento dos elementos simples como forma de se poder conhecer os processos psicológicos complexos.

Para Wundt, os elementos da consciência não eram estáticos: a consciência tinha um papel ativo na organização do seu próprio conteúdo.

Era este processo ativo de organização que mais interessava a Wundt. Ele considerava que era compatível o reconhecimento dos elementos simples da consciência e a afirmação de que a mente consciente tem capacidade para proceder a uma síntese desses elementos em processos cognitivos de nível mais elevado.

A metodologia a seguir deveria partir dos elementos básicos dos processos conscientes.

Os elementos simples que constituem a consciência eram as sensações e os sentimentos. As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e esta informação é enviada ao cérebro. O sentimento é a componente subjetiva da sensação. Assim, uma sensação pode ser acompanhada de um sentimento de alegria ou tristeza, como acontece, por exemplo, com as cores (sensação visual). Ele decidiu submeter a sua turma a uma experiência: Levou para a sala de aula um metrónomo, e registrou as reações dos seus alunos ao incomodativo som. De notar que o sentimento subjetivo acontece ao mesmo tempo que as sensações físicas. A emoção é, assim, constituída por um conjunto complexo de sentimentos.

Segundo Wundt, partindo de elementos simples como as sensações, a consciência, no seu processo criativo de organização, produzia idéias.

Wundt utiliza como método a introspecção controlada: só o sujeito que vive a experiência a pode descrever introspeccionando-se, fazendo auto-análise dos seus estados psicológicos em condições experimentais.

Na sua experiência com o metrónomo, Wundt exigia um grande rigor nas descrições, que seriam quantificadas. O objeto da introspecção é o próprio sujeito, enquanto o objeto das observações que se fazem nas outras ciências é o real exterior ao sujeito.

Contudo, a introspecção controlada só dava a conhecer os elementos básicos da consciência, as sensações e as percepções; os processos mentais complexos, como a memória e a aprendizagem, não poderiam ser estudados experimentalmente, tendo de se recorrer a metodologias qualitativas.

A Psicologia já foi constituída abraçando duas perspectivas: uma experimental com foco nos estudos dos processos elementares da consciência, e outra, coletiva enfocando o estudo das produções da mente coletiva.

Desde o início a Psicologia já se configurava como um espaço de dispersão do pensamento psicológico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com