TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento da psicologia como ciência

Tese: Surgimento da psicologia como ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DA AULA 01

1- A história da Psicologia tem por volta de dois milênios, iniciando-se entre os gregos, no período anterior à era cristã. Foi entre os filósofos gregos que surgem as primeiras tentativas de estudar o homem.Até o último quarto do século XIX, os filósofos estudavam a natureza humana mediante a especulação, a intuição e a generalização, baseadas em sua limitada experiência, após o século XIX, os filósofos evoluíram e passaram a utilizar métodos eficazes utilizados nas ciências físicas e biológicas.Após ler o guia de estudante :

(A) Descreva em (8 a 12 linhas) o surgimento da Psicologia enquanto ciência.

(B) Descreva as escolas de Psicologia – Gestalt e Psicanálise .

(c)Descreva as teorias do Aparelho psíquico, propostas por Freud.

R: (A) Foi no século XIX com Wundt que a psicologia se afirmou como ciência, Wihelm Maximilion Wundt foi o criador do primeiro laboratório de psicologia em 1879 e nele foram medidas e classificadas as sensações no seu aspecto visual, táctil, olfativo e sinestésico.

Podemos desta forma referir que a psicologia possui um longo passado, mas uma curta história, na medida em que a psicologia começou à muito tempo fruto do questionamento das pessoas sobre si mesmas e sobre as suas ações, mas tendo como principio a filosofia. ainda que a psicologia tenha nascido na Alemanha, foi nos Estados Unidos que surgiram as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente.

R(B) Gestalt Esta abordagem nasceu na Europa, e surgiu em protesto contra as ideias das escolas que estavam surgindo no início da Psicologia Científica, que tinham uma visão fragmentada das ações e processos humanos. Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração. A percepção é o ponto de partida desta teoria. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

A Psicanálise nasceu com Freud na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postulando o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. A Psicanálise caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras, ou até mesmo pela imaginação, sonhos, associação livre (que é a fala livre daquilo que vier ao pensamento).

R (C)-Ele definiu três níveis da consciência: São eles consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo informações do mundo interno e do mundo externo;

pré consciente refere-se ao sistema onde permanecem os conteúdos acessíveis à consciência, mas que esqueci por um momento; O inconsciente exprime o conjunto de conteúdos que não têm acesso ao pré-consciente e ao consciente

Em 1920 e 1923, por meio da Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, Freud subdividido personalidade em Id - Ego – Superego. O Id: É uma porção do eu que limita-se apenas as ideias de gratificações imediatas, procurando a satisfação dos desejos. Por isso é considerada a parte mais obscura,inacessível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com