TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE IDEIAS DO TEXTO: PARADIGMAS DA PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO - DE MÉRCIA MOREIRA

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DISCENTE: RODRIGO ALVES.

SÍNTESE DE IDEIAS DO TEXTO:

PARADIGMAS DA PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO - DE MÉRCIA MOREIRA

LAVRAS – MG

2018

A Psicologia é uma área de conhecimento focada em entender a psique humana e não está restringida à apenas uma ideia. Ela é composta de diferentes paradigmas que trazem consigo concepções diferentes quanto à formação do proceder humano, ou seja, as diversas teorias psicológicas criadas até agora - em relação a construção do conhecimento, juntamente com os modos de aprendizagem - apresentam explicações distintas. Por isso, alguns autores apresentam várias teorias compondo "histórias da psicologia" e não apenas "uma história", considerando a sua pluralidade de objetos.

Os Paradigmas na visão do texto são os aspectos de conhecimento de mundo, em outras palavras, são padrões psicológicos, modelos, princípios que identificam ou unem as pessoas que praticam determinadas formas de agir em relação ao mundo.

Existem alguns paradigmas que transpassam o agir pedagógico e são eles:

1 - Associacionismo: Associação de estímulos - resposta, é guiada na filosofia empirista e positivista, apresenta puramente ao ambiente a constituição das características humanas e destaca a experiência como origem do conhecimento e da formação de hábitos de comportamento. Esse paradigma possui influências do behaviorismo. Seus teóricos são: J.B. Watson (1878 – 1958); Ivan Pavlov (1849 – 1936) e S. Skiner (1904 – 1990).

2 - Gestaltismo: Seu fundamento epistemológico é o racionalismo. O ser humano, quando nasce, já possui todos os alicerces do conhecimento, mesmo que teoricamente. Esse conhecimento é produto do amadurecimento crescente das estruturas pré-determinadas e isso não depende da ação do ambiente sob o indivíduo. Teóricos: Wertheimer (1880-1943); Köhler (1887-1967); Koffka (1886-1941) e Lewin (1890-1947). Para esses autores prevalece a concepção de que não existe a aprendizagem enquanto mudança de comportamento reflexo de experiência. Esse paradigma se contrapõe ao associacionismo, pois acredita que os comportamentos e experiências humanas não são fragmentadas em termos de estímulo-resposta.

3- Interacionismo: Esse, supera as ideias objetivas e subjetivas dos paradigmas precedentes, visto que desvenda a percepção humana por intermédio da interação tanto do indivíduo quanto dos objetos do conhecimento, o que produz não só na composição do real, como também na composição cognitiva do sujeito, em outras palavras, na formação de estruturas do conhecimento. Os principais estudiosos desse paradigma são: Piaget (1896-1980),

Wygotsky (1896-1934) e Wallon (1879-1962).

Considerando um olhar sobre a escola e as praticas pedagógicas nela aplicadas, observa-se que alguns desses paradigmas (modo de agir), são ultrapassados. Os processos de aprendizagem são muito complexos, e muitas vezes discursos como o do determinismo biológico são reproduzidos nas escolas, na fala do professor, limitando a aprendizagem do aluno. Concepções essas, que precisam mudar através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com