TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA GESTALT

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 12

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta área do conhecimento da Psicologia  estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos desde ao nascimento até a idade adulta , isto é, a idade em que todos estes aspectos atingemo seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. É uma construção contínua , que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas , caracterizarão um estado de equilíbrio superior quando aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relação socias.

Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida  e são essas estruturas que permanecem garantem a continuidade do desenvolvimento. Outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo.

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade , mas para efeito de estudo , tem sido abordado apartir de quatro aspectos básicos : Aspecto fisico-motor, Aspecto intelectual, Aspecto afetivo-emocional e Aspecto social.

A teoria do desenvolvimento humano

O autor Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. Cada período e caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por uma fases ou períodos, nessa sequência , porém o inicio e o términio de cada uma delas dependem das características    biológicas do indivíduo e de fatores   educacionais e sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência e não uma norma rigída.

  1. Infância

A criança á todo momento, conquista , através da percepção e dos movimentos , todoo universo que a cerca . Em vários períodos do desenvolvimento da criança, fica evidente que o desenvolvimento  físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Se observarmos a trajetória do recém-nascido , notamos que o desenvolvimento ósseo, musculare neurológico permite á emergência de novos comportamentos , como sentar-se , andar , o que propiciará um domínio maior do ambiente.

Ao longo desse período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre seu eu e o mundo exterior. Se no início o mundo era uma continuação do próprio corpo, os progressos da inteligência os permite situar-se  como um elemento entre outros no mundo. Uma situação que exemplifica o que foi dito a cima, é quando uma criança perde um brinquedo, mas ela continua a procurar ou a pedir o brinquedo que perdeu, porque admite que o objeto continua a existir mesmo quando ela não percebe.

Esta diferenciação também ocorre no aspecto afetivo, pois o bebê passa das emoções primárias, para uma escolha afetiva de objetos , quando já manisfesta preferências por brinquedos, objetos, pessoas, etc. Por volta dos dois anos de idade a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente e pessoas do seu mundo para uma atitude ativa e participativa . A imitação de regras também á integra no seu ambiente de convívio,assim como, a fala imitada.modificaç

No período da primeira infância o aparecimento da linguagem irá acarretar modificações em seus aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Com a palavra, há possibilidades de exterioração da vida interior, e portanto, a possibilidade de corrigir ações futuras e isso propicia o desenvolvimento do pensamento que se acelera. No início do período, ele exclui toda a objetividade, a criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias; posteriormente utiliza-o como referencial para explicar o mundo real, a sua própria atividade , seu eu e suas leis morais ; e no final do período passa a procurar a razão casual e finalista de tudo, ´é a fase dos “porquês”.

È importante esclarecer que grande parte do repertório verbal da criança, neste periodo, é de forma imitativa, e suas dificuldades de reconhecer a ordem  em que mais de dois  ou três eventos ocorrem  então possuem o conceito de  números. Por ainda está centrada  em si mesma, é quase impossível o trabalho em  grupo, esta dificuldade se mantém ao longo do período , na medida em que a criança não consegue colocar-se do ponto de vista do outro. No aspecto afetivo, surgem os primeiros sentimentos interindividuais, um dos mais relevantes é o respeito que a criança  possui pelos individuos que julgam a importantes para ela, é um misto de amor e temor. Seus sentimentos  morais refletem esta relação com os adultos , em que o critério de  bem ou mal é a vontade deles. Mais tarde , adquire uma noção mais elaborada sobre regras , concebendo esta como necessária, como por exemplo para organizar os brinquedos.

Com o domínio ampliado de mundo , seu interesse pelas diferentes atividades e objetos se multiplicam, diferenciam e regularizam, isto é, torna-se estável, surgindo uma escala de valores própria da criança, e passa a avaliar as suas ações através dessa escala. È importante também considerar a maturação neurofisiológica que permite o desenvolvimento de novas habilidades, como pegar  pequenos objetos com as pontas dos dedos e segurar o lápis adequadamentee fazer movimentos exigidos pela escrita.

Na infância propriamente dita, o desenvolvimento mental é superado pelo início da construção lógica, estabelecendo relações que permitam a coordenações de pontos de vistas diferentes . Estes pontos de vistas podem se referir a pessoas diferentes ou á própria criança, que “vê” um   objeto ou uma situação com aspectos difrentes e até mesmo conflituantes. Ela consegue coordenar seus po tos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente. No plano afetivo, ela é capaz de cooperar com o outro, de trabalhar em grupos e ter autonomia pessoal. No plano intelectual surge  uma nova capacidade mental: as operações, isto é, ela consigue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo e revertê-la para seu início.

Outra característica e que a criança consegue exercer suas habilidades  apartir de objetos reias, concretos, portanto a mesma capacidade de reflexão se inicia, ou seja, pensar antes de agir, considerar os vários pontos simutaneamente, reecuperar o passado e antecipar o futuro, se excerce apartir de situações presentes ou passadas vivenciadas pela criança.

Neste ponto de pensamento a criança consegue  estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim; sequênciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias sob dois pontos de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com