TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTES DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA-PESQUISA

Por:   •  7/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PSICOLOGIA

Adriana Morais da Silva RA: 342505714449

Carla Regina G.Cavalcante RA: 1707214449

Caroline Ferreira da Silva RA: 335841514449

Fábio Marchetti Kaloczi RA: 33470031449

Fabiola Matus – RA 342846414449

Rayane Ribeiro da Silva RA: 1775814449

TESTES DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA-PESQUISA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2019

[pic 2]

PSICOLOGIA

 

Adriana Morais da Silva RA: 342505714449

 Carla Regina G.Cavalcante RA: 1707214449

 Caroline Ferreira da Silva RA: 335841514449

Fábio Marchetti Kaloczi RA: 33470031449

Fabiola Matus – RA 342846414449

Rayane Ribeiro da Silva RA: 1775814449

TESTES DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (PESQUISA)

Trabalho solicitado da disciplina

 Medidas e avaliação em psicologia I

para obtenção de nota do 1°bimestre.

Professor: Weslei Rangel Leite

       

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2019

SUMÁRIO

  1. Introdução  ...........................................................................................04
  2. Fundamentação Teórica e Desenvolvimento .......................05,06,07,08
  3. Conclusão ............................................................................................09
  4. Vocabulo...............................................................................................10
  5. Referências Bibliográficas ...................................................................11


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, abordar um pouco sobre alguns tipos de avaliações psicológicas.

A avaliação psicológica é um processo, um tanto  complexo, que tem por objetivo produzir hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa ou um grupo. Podendo ser  sobre o funcionamento intelectual, características da personalidade, a aptidão para desempenhar uma ou um conjunto de tarefas, entre outras possibilidades. Às vezes, a expressão testagem psicológica é usada como sinônimo de avaliação psicológica, mas é preciso ter cuidado.

A testagem psicológica é parte (e nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica. Ainda que uma avaliação psicológica possa ser feita, em alguns casos específicos, usando apenas testes psicológicos,  é importante mencionar que a avaliação psicológica tem uma longa história na psicologia, sendo uma de suas áreas mais antigas (Anastasi & Urbina, 2000; Primi, 2010). Testagens em larga escala começaram a ser usadas na China, há mais de 2.200 anos, durante a dinastia Han (206 a.C.), quando se iniciou um sistema imperial de seleção (Bowman, 1989), mas foi efetivamente no fim do século XIX, na França, que a testagem psicológica moderna começou.

No Brasil, a história da avaliação psicológica se confunde com a própria história da psicologia. Desde o início do século XX, tínhamos laboratórios desenvolvendo pesquisas nessas áreas. O primeiro laboratório foi fundado em 1907 e, em 1924, Medeiros Costa publicou o primeiro livro sobre testes psicológicos no país (Gomes, 2009; Hutz & Bandeira 2003). O livro de Medeiros Costa está disponível no Museu Virtual da Psicologia do Programa de Pós-graduação (PPG) em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DESENVOLVIMENTO

  1. O QUE É NORMA E AMOSTRA NORMAL EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?          

As normas: pressupõem um padrão de interpretação da pontuação (escore) do individuo que é preestabelecida pela amostra representativa da população para o seu nível de desempenho em relação ao construto avaliado. Temos duas fontes de normas:

  • Amostra normal ou narrativa: a interpretação da pontuação bruta obtida na aplicação do instrumento demanda a sua transformação em persentir ou escore padrão, como os escores Z e T, os quais se localizam nas tabelas normativas que compõem o manual do teste.
  • Normas de desenvolvimento ou intergrupos: são aquelas delineadas tomando por base a progressão do desenvolvimento humano, levando se em conta a idade, nível escolar e/ou estagio do desenvolvimento humano.
  1. O QUE É VALIDADE?

Juliana Cerentini Pacico e Claúdio Simon Hutz definem validade como sendo o quanto as evidencias teóricas e praticas corroboram na interpretação dos resultados de um teste, elaborado para mensurar determinado construto psicológico (referente a um determinado conceito teórico não observável diretamente). Existem 3 (três) categorias de validade:

  •  Validade do conteúdo: é a capacidade dos itens que compõem um teste de representar os traços latentes que constituem o construto avaliado.
  • Validade de critério: é a aplicação de 2 (dois) ou mais testes para predizer a performance da pessoa a ser examinada nas tarefas estabelecidas de forma simultânea (primeiro um, depois o outro) ou em momentos diferentes.
  • Validade de construto: verifica a homogeneidade do teste, a variação dos escores, a correlação do construto com outras variáveis por meio das técnicas de: analise fatorial (exploratória e confirmatória) e também a analise de consistência intensa.
  1. O QUE É FIDEDIGNIDADE?

Segundo Cristian Zanon e Nelson Hauck Filho, podemos entender fidedignidade como sendo uma propriedade psicométrica que denote a estabilidade, dos itens que compõem o teste, viabiliza sua replicabilidade e compreende a capacidade do instrumento para diferenciar os examinados quanto a variabilidade de níveis de desempenho que se propõe a avaliar.  OBS: podem ocorrer erros de medida que estão presentes durante o processo de testagem – estes erros são definidos em 2 (dois) tipos:

  • Erros aleatórios: estão ligados às condições do momento em que o teste foi aplicado.
  • Erros sistemáticos: estão atrelado às diferenças individuais dos indivíduos testados. ( Quais os processos utilizados para avaliar a fidedignidade do teste? Eles se referem à fidedignidade do teste-reteste: avalia a instabilidade dos escores e o nível de flutuação;
  • Fidedignidade de formas alteradas: mede a relação entre os resultados dos indivíduos testados em um determinado período de tempo;
  • Duas metades: procura por correlações por meio da divisão do teste em 2 (duas) partes;
  • Coeficiente alfa: aponta o valor esperado para uma divisão aleatória do cito dos itens de um teste.
  • Fidedignidade do avaliador: é a participação de avaliadores para avaliar o escore de testes projetivos em decorrência de sua subjetividade.
  1. O QUE SÃO TESTES PSICOMÉTRICOS?

São testes que avaliam a personalidade do individuo e também as suas capacidades. Estes testes geralmente são utilizados no processo de seleção de pessoal, e através destes podemos conhecer o potencial de um individuo em relação a execução de uma tarefa. Pois a empresa procura por um determinado perfil de candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com