TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO SOBRE CONHECIMENTO

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecimento

A busca pelo saber sempre foi uma constante preocupação da humanidade. Assim, incessantemente, o ato de conhecer, de saber, ou seja, de produzir conhecimento, despertou fascínio nos homens. Da Pré-história aos dias atuais, os pertencentes a espécie Sapiens, gênero Homo, fazem jus ao nome, pois exercem com admiração a capacidade de pensar e raciocinar.

Na antiguidade, Sócrates, revelava sua ignorância de maneira sábia, como uma forma de se chegar ao conhecimento, sintetizando na sua célebre frase “só sei que nada sei”. O mesmo filósofo defendia o autoconhecimento para anteceder o conhecimento de mundo, “conhece a ti mesmo”, dizia o mestre de Platão. A Grécia é reverenciada por sua relação intrínseca com o conhecimento. Aos gregos é conferida a gênese da filosofia, Pitágoras já se classificava com um amante da sabedoria.

Urge salientar que a produção do conhecimento ocorreu de maneiras distintas ao longo da história humana. O embate entre razão e sensação não se restringiu a Platão e Aristóteles. A época moderna vivenciou o empirismo de John Locke e Bacon opondo-se ao racionalismo de Descartes. Os iluministas procuraram encontrar no classicismo greco-romano a razão para questionar o Antigo Regime da mesma forma, os renascentistas viam nesse passado racionalista a oportunidade de desconstruir o pensamento, a mentalidade teocêntrica medieval. Os medievais Santo Agostinho e Tomás de Aquino e, aliaram fé e razão, inspirando-se nos clássicos Platão e Aristóteles, na formulação da Patrística e Escolástica, respectivamente.

A contemporaneidade também se fez e faz herdeira desses antagonismos, o conhecimento produzido a partir do século XIX é amplamente mais refutável. A capacidade humana é constantemente questionada. O conhecimento, atualmente, para os dicionários tem um significado: “é o ato ou efeito de conhecer; o ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição; processo pelo qual se adquire um saber intelectual. Consciência que cada indivíduo tem da sua existência; lucidez.” (CONHECIMENTO. In: Dicionário Aurélio Online, 2019)

A palavra conhecimento, com seus múltiplos significados, é definida pelo dicionário filosófico como: “função ou ato da vida psíquica que tem por efeito tornar um objeto presente aos sentidos ou à inteligência. Apropriação intelectual de determinado campo empírico ou ideal de dados, tendo em vista dominá-los e utilizá-los. O termo “conhecimento” designa tanto a coisa conhecida quanto o ato de conhecer(subjetivo) e o fato de conhecer.” É preciso, dessa forma, compreender as diferenças entre vários tipos de conhecimento, seja o prático, o filosófico, o religioso, o científico. (CONHECIMENTO. In: Dicionário Básico de Filosofia, 2001)

Castañon aponta para a necessidade de encontrar o conhecimento seguro, estabelecido, assim, por meio da epistemologia, ou “teoria racional do conhecimento seguro”. Para o autor, a epistemologia é capaz e objetiva. A atar-se as diferenças entre as diversas modalidades de conhecimentos existentes.

É evidente, no percurso histórico trilhado, a concepção de conhecimento atrelado a sua condição científica, uma vez que este deve estar passível de comprovação. Assim, a Ciência Moderna traduz em pressupostos filosóficos, ou seja, a partir de uma crença verdadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com