TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AVALIATIVO METAPSICOLOGIA

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO AVALIATIVO I

1) A psicanálise é vista como teoria, pois propõe conceitos metapsicológicos, ou seja, conceitos que iam além da psicologia da época que buscavam sustentar um outro olhar sobre o que é o mundo psíquico, o sujeito psíquico e seu funcionamento. É vista como método porque investiga os fenômenos psíquicos, de forma organizada, sustentada em sua teoria, a metapsicologia. É técnica pois utiliza-se de ferramentas para intervir tecnicamente, o diálogo e a escuta, por exemplo são ferramentas fundamentais para a psicanálise.

2) A teoria do trauma é estruturada em dois momentos. O primeiro momento seria a ocorrência de uma cena de sedução real ocorrida na infância. E o segundo momento, numa 2ª cena ocorrida após a puberdade, seria o aparecimento da angústia, a produção de sintomas.

A 1ª cena de abuso vivida na infância é esquecida, caso contrário causaria danos à criança que ainda não é capaz de compreender a situação, devido a uma condição de imaturidade. É na segunda cena, lembrada pela adolescente, que surge os sintomas do trauma e ocorre um vínculo simbólico com a 1ª cena e esta se torna traumática, visto que a adolescente já é capaz de entender e significar uma cena de abuso.

A teoria do trauma de Freud nos permite compreender que algo vivido ou ouvido pode não ter efeito no momento do seu acontecimento, mas, por uma ação de recalque, ter seu efeito adiado e de fato causar algum dano após a formação dos sintomas.

Finalizando, a teoria do trauma pode ser entendida como uma ação ou efeito da atualidade através da interpretação e significação de momentos passados.

Em 1897 Freud abandona a teoria do trauma, através de uma carta intitulada “Carta 69”, enviada ao Dr. Fliess, onde escreve que não acredita mais na sua histérica e aponta quatro motivos para o abandono da teoria. O primeiro motivo seria os diversos fracassos clínicos com diversas pacientes histéricas. Outro motivo seria sobre as cenas de abuso, se elas fossem realmente verdadeiras, reais, metade da população seria composta por pervertidos, já que a outra metade é composta por histéricos. Com a descoberta de que no inconsciente não havia registros de realidade e que ele não vêm a tona na consciência, a leitura de que o trauma seria causado por uma cena real de abuso que foi esquecida no inconsciente não pode ser verdadeira. Assim Freud abandona sua teoria e começa seus trabalhos com novos conceitos e estudos como a realidade psíquica e a ideia de sexualidade.

3) Após abandonar a teoria do trauma, Freud conceitua a cena de sedução real como uma fantasia, o que dá origem ao termo “realidade psíquica”. A realidade psíquica seria aquilo que no psiquismo do sujeito apresenta coerência e resistência comparáveis à realidade material, ela pode expressar nossos desejos inconscientes e fantasias. Ela é a leitura particular do sujeito em relação aos fatos. É através desse termo que Freud conceitua “inconsciente” e começa trabalhar com a ideia de sexualidade na psicanálise, diferente da sexualidade ligada ao sexo, genital. Freud chega a conclusão de que o conflito não é um conflito real, factual, mas é verdadeiro para ele pois está no interior do sujeito.

4) A sexualidade, na psicanálise, tem uma função mais abrangente do que a ideia de sexo e genitais, ela tem a busca pelo prazer e evitar o desprazer como sua meta principal. Segundo Freud, a sexualidade é uma energia vital instintiva que é direcionada para o prazer. Ela pode sofrer variações quantitativas e qualitativas, é vinculada à homeostase, ou seja, a estabilidade do organismo; à afetividade; às relações sociais; às fases do desenvolvimento da libido infantil (fases psicossexuais); ao erotismo; à genitalidade; à relação sexual; à procriação e a sublimação que é o deslocamento da libido para outros objetivos não sexuais.

5) A noção de apoio se baseia numa relação entre um bebê e outro humano com complexidade psíquica que entende a assimetria entre ele e o bebê. Todo bebê nasce numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com