TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA - AC

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

                                                                               

           

 

VANDERSON GODOI DO PRADO

 

 

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA - AC

BAURU

                                                          2019


Trabalho de Observação com situação problema - AC

SITUAÇÃO PROBLEMA: Rodrigo e Germana o procuram para tentar resolver um problema prático com seu filho Luiz, de 15 anos. O casal foi encaminhado pela escola, que verificou que as notas de Luiz têm ficado todas abaixo da média e que o mesmo apresenta-se introvertido, está sempre sozinho e sem amigos e com semblante sempre triste. Ao fazer as provas fica nervoso, não conseguindo resolver as questões e entregando a prova sem concluí-la. A escola também informou aos pais que estão ocorrendo casos de bullying na turma de Luiz, porém muitas vezes ocorrem na saída da escola, situação em que os professores não estão próximos e não conseguem intervir. Luiz é um dos alunos que sofre bullying, além de cyberbullying, segundo alguns alunos da sala contaram para os diretores. Antes do encaminhamento da escola os pais não percebiam a necessidade de o filho passar por psicoterapia.

O casal afirma que o filho nunca lhes contou sobre o que vem sofrendo na escola, pouco conversando com os pais. Ambos trabalham muito, ficando poucos momentos na companhia do filho, mas afirmam que procuram lhe dar o melhor possível, comprando videogames, jogos, computador e celulares de alta tecnologia para satisfazê-lo. Observaram que o filho em geral fica somente no quarto em seus videogames, afirmam que desde que mudou de escola aos 13 anos, pois se mudaram de cidade devido à transferência do pai do trabalho, não o vêem com amigos, tendo uma vida social restrita, somente no período que está na escola. Perceberam também uma mudança em seu estilo de roupas, utilizando blusas de manga comprida mesmo em dias de calor. Porém, tais mudanças foram vistas como esperadas devido ao período de adolescência.

Com relação a sua história de vida desde a infância, Rodrigo e Germana afirmam que Luiz é o segundo filho do casal, e que acabaram engravidando somente porque Germana tomou um antibiótico que anulou o efeito de seu anticoncepcional, sem saber que era possível tais efeitos pelo remédio. Demorou cerca de 4 meses para descobrir que estava grávida, pois acreditava que os sintomas da gravidez estavam relacionados a dores frequentes de estômago que já possuía anteriormente, e nos primeiros meses continuou menstruando. Afirma que para ambos foi um susto a descoberta da gravidez, mas que logo se adaptaram a ideia.

Germana não conseguiu amamentar, pois sentia muitas dores, optando por inserir a mamadeira. Aos três meses colocaram Luiz na creche, pois Germana precisou retomar ao trabalho, já que era autônoma. Luiz disse suas primeiras palavras e deu seus primeiros passos na escola, e o treino ao banheiro também foi realizado lá. Tinha poucos amigos na escolinha e nunca era o primeiro na classificação de notas da turma. Começou a falar com cerca de três anos, porém sua fala tinha um vocabulário limitado, muitas vezes demonstrando por gestos aquilo que queria.

O casal sempre percebeu diferenças entre Luiz e a filha mais velha, Luiza, de 20 anos. Comentam que sempre fizeram comparações entre os dois, esperando que Luiz seguisse o exemplo da irmã e conseguisse ser mais estudioso, tirar notas acima da média e ter maior desenvoltura nas relações interpessoais. Ao serem questionados sobre a reação de Luiz nessas situações, os pais mencionam que sempre ficava calado, deixando os pais frustrados porque não percebiam tanto esforço de sua parte.

Ao saber da mudança de cidade que ocorreria devido ao trabalho do pai, Luiz não fez comentários, e os pais também não questionaram a sua opinião e como se sentia com a mudança. Mas pelo que sabem, Luiz não tem mais contato com os poucos amigos que possuía.

Trabalho de explicação da Situação - Problema: Série de análise referente ao estudo de caso de Luiz:

  • Primeira análise a ser observada é o acontecimento da gravidez da mãe. Como foi uma gravidez não desejada, a mãe acaba passando para o bebe no momento da gestação todo aquele momento de desespero e também de não ser bem vinda aquela gestação. O bebe recebe toda essa carga negativa dentro do útero da mãe e assim construções de desenvolvimento vão sendo afetadas.

  • Uma segunda análise aparece quando a mãe retorna ao trabalho mais cedo que o esperado. Assim, a criança deixa de passar com a mãe aquela fase que é importantíssima no desenvolvimento de um recém nascido. A fase de amamentação também é de suma importância para o desenvolvimento estrutural da criança e que a mãe não pode amamentar. Com isso o contato do bebe com o colo da mãe, aquele olho-no-olho da mãe com a criança na fase inicial deixou de acontecer e a confiança da criança com a mãe foi prejudicada. O estágio impulsivo emocional foi prejudicado na fase de desenvolvimento segundo Wallon.
  • Terceira análise a ser observada foi que os primeiros acontecimentos como andar, ir ao banheiro pela primeira vez foi todo realizado na creche, assim favorecendo com que a criança ficasse insegura. Esses primeiros acontecimentos é de suma importância ocorrer com sua família. São os elos de confiança que vão sendo traçados. A criança precisa confiar nas pessoas que estão ao seu redor, e com tanta gente diferente ajudando em suas tarefas, ela acaba não tendo um elo criado de confiança e assim, desconfiando das pessoas ao seu redor, Segundo Becker,1997 ele diz que a adolescência faz nascer um novo referencial, como um novo nascimento só que agora e o “Recém-nascido ” quem deve escolher o nome, então mesmo na adolescência também existe um novo começo uma nova construção de identidade então novas mudanças precisam ser acompanhadas para não interferir nesse processo.
  • Quarta análise: Comparando o Luiz com sua irmã. Essa comparação faz com que a criança se sinta inferior ou superior, favorecendo assim sua timidez e o seu fechamento com os demais ao seu redor quando comparado inferiormente. Também se sentiu incomodado quando comparado com as suas notas mais altas que a dos seus colegas.
  • Quinta análise: A mudança de cidade atrapalhou o Luiz com os laços de amizade que possuía. Esses laços são importantes para o Luiz pertencer a um grupo de amigos. Como mudou de cidade, ao chegar a esse novo lugar, Luiz se sentiu excluído e sem laço de amizade. Assim, Luiz se fechava cada vez mais. É importante a criança se sentir pertencente a um grupo, um gueto pois, ela se desenvolve e troca experiências com as pessoas ao seu redor.

Segundo ( Ufsm coral, 2019) podemos fazer uma análise com a teoria de Henry Wallon onde argumenta que as trocas relacionais do adolescente  com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo subjetivo", por pelo menos três anos. Durante esse período, de completa indiferenciação entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão das coisas dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos formato e expressão. Antes do surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos com significado, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva. Estes processos comunicativos-expressivos acontecem em trocas sociais como a imitação. Imitando, a criança desdobra, lentamente, a nova capacidade que está a construir (pela participação do outro ela se diferenciará dos outros) formando sua subjetividade. Pela imitação, a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros constituindo-se em sujeito próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com