TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO DE PENSAMENTO E DE PERCEPÇÃO ESQUIZOFRENIA E OUTROS TRANSTORNOS PSICÓTICOS

Artigo: TRANSTORNO DE PENSAMENTO E DE PERCEPÇÃO ESQUIZOFRENIA E OUTROS TRANSTORNOS PSICÓTICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  9.343 Visualizações

Página 1 de 9

TRANSTORNO DE PENSAMENTO E DE PERCEPÇÃO

ESQUIZOFRENIA E OUTROS TRANSTORNOS PSICÓTICOS

Sinônimo e nomes populares: Psicose, loucura, insanidade

ESQUIZOFRENIA

Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.

Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

É uma doença do cérebro com manifestações psíquicas, que começa no final da adolescência ou início da idade adulta antes dos 40 anos. O curso desta doença é sempre crônico com marcada tendência à deterioração da personalidade do indivíduo.

COMO SE DESENVOLVE

Até hoje não se conhece nenhum fator específico causador da Esquizofrenia. Há, no entanto, evidências de que seria decorrente de uma combinação de fatores biológicos, genéticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento e desenvolvimento da doença. Sabe-se que filhos de indivíduos esquizofrênicos têm uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doença, enquanto na população geral o risco de desenvolver a doença é de aproximadamente 1%.

SINTOMAS

Os sintomas de esquizofrenia geralmente são classificados como positivos e negativos (Andreasen e Olsen 1982). Ambos os tipos de sintomas podem causar problemas especiais no funcionamento social e contribuir para o estigma da esquizofrenia. Na maioria dos pacientes com esquizofrenia, os sintomas positivos e negativos estão presentes em diferentes proporções em diferentes períodos da doença.

Os quadros de esquizofrenia podem variar de paciente para paciente, sendo uma combinação em diferentes graus dos sintomas abaixo:

SINTOMAS POSITIVOS

Delírios:

O indivíduo crê em idéias falsas, irracionais ou sem lógica. Em geral são temas de perseguição, grandeza ou místicos.

Delírios são falsas crenças sobre as quais uma pessoa está firmemente convencida apesar da ausência de evidências concretas. Tais crenças errôneas devem ser diferenciadas de crenças específicas de uma determinada cultura, que são defendias por um grupo ou por uma sociedade. Pessoas com delírios podem acreditar que estão sendo perseguidas, que têm dotes ou poderes especiais, ou que seus pensamentos ou ações estão sendo controlados por uma força externa. Os delírios podem ser fantásticos ou bizarros (ex., ser capaz de controlar o tempo ou se comunicar com extraterrestres). Pessoas com essas falsas crenças podem ter muito medo de serem feridas ou de poderem agir de formas incomuns devido às suas crenças.

Alucinações:

O paciente percebe estímulos que em realidade não existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bastante assustador para o paciente.

Alucinações são percepções sensoriais imaginárias. O tipo mais comum de alucinação que ocorre na esquizofrenia é a auditiva, na qual a pessoa ouve vozes imaginárias. Às vezes pessoas com esquizofrenia conversam com essas vozes. As vozes podem dar ordens ou comentar sobre o caráter ou as atitudes da pessoa com esquizofrenia. Tipos menos comuns de alucinações consistem em ver, sentir, provar ou sentir o cheiro de coisas muito reais para a pessoa, mas que na verdade não estão ali. A pessoa pode ver cores e formas comuns, de uma maneira distorcida, e acreditar que possuam uma grande significância pessoal.

Transtorno do Pensamento:

Pessoas com transtorno do pensamento têm um raciocínio confuso que é evidente no que dizem e como dizem. O discurso da pessoa pode ser difícil de ser seguido por mudar de um assunto para outro com pouca ou nenhuma conexão lógica. Podem ocorrer Interrupções na seqüência de pensamentos (bloqueios de pensamento). A sintaxe pode ser bizarra e só parece fazer sentido para o locutor. Em alguns casos, a pessoa acredita que seus pensamentos estão sendo espalhados ou roubados, ou que estão sendo controlados ou influenciados por um agente externo (ex., um extraterrestre, um demônio). Esses fenômenos são referidos como eco, irradiação, inserção ou remoção de pensamento. Em casos graves, o discurso pode ser tão desorganizado e incoerente que é impossível compreendê-lo.

Alterações de comportamento/Comportamento Bizarro:

Algumas pessoas com esquizofrenia comportam-se de forma estranha ou transgridem a moralidade social. Podem fazer gestos estranhos, expressões faciais impróprias ou caretas, e assumir posturas estranhas sem qualquer objetivo aparente.

Os pacientes podem ser impulsivos, agitados ou retraídos, muitas vezes apresentando risco de suicídio ou agressão, além de exposição moral, como por exemplo, falar sozinho em voz alta ou andar sem roupa em público.

Os sintomas positivos são relativamente fáceis de serem reconhecidos por diferirem muito do normal. Contudo, a presença de sintomas positivos, como alucinações e delírios, não significa necessariamente que a pessoa tenha esquizofrenia. Esses mesmos sintomas podem ocorrer em pessoas que abusam de drogas ou álcool ou com depressão, mania e lesão cerebral graves, ou outras doenças.

Como a presença de sintomas positivos notáveis dificulta a convivência social da pessoa, geralmente levam à admissão em um hospital psiquiátrico.

Felizmente, a medicação antipsicótica pode eliminar ou reduzir a intensidade dos sintomas positivos, reduzindo a chance de recorrência, embora a pessoa ainda possa ser afetada por sintomas negativos. Pode haver uma recaída se a pessoa sofrer um evento estressante se tiver um relacionamento estressante a longo-prazo ou se as medicações forem suspensas ou as doses reduzidas. Também pode haver recorrência, sem qualquer motivo aparente, quando a pessoa está tomando uma dose da medicação que anteriormente era adequada.

Pessoas com esquizofrenia podem falar e se comportar de formas estranhas ou bizarras que fazem com que os outros as temam e evitem, perpetuando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com