TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tdah projeto integrador

Por:   •  23/4/2019  •  Artigo  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO PROMINAS

  1. IDENTIFICAÇAO DO PROJETO INTEGRADOR
  1.  Segunda Licenciatura em Educação Especial
  1.  Transtorno do déficit de atenção TDAH
  1.  Paula Fortes da Silva

OURO FINO-MG

2018

  1. SITUAÇÃO GERADORA

  1. Como o professor deve lidar com crianças portadoras de TDAH ?
  1. JUSTIFICATIVA     

Muitos são os motivos definidos como fracasso escolar, e o TDAH é um deles. Assim esse transtorno prejudica a sociedade escolar, dificultando o andamento dos educandos que são portadores de TDAH.

A sociedade escolar requer um trabalho caracterizado, que exige um conhecimento e um preparo apropriado a essa realidade por parte dos educadores.

Podemos notar as dificuldades que os educadores têm apresentado ao lidar com alunos portadores de TDAH no dia-a-dia, desse modo se justifica a pesquisa estimulada pelo trabalho e observação que se recomenda refletir sobre essa realidade e programar práticas alternativas.

O tema abordado é de grande importância, porque os alunos mostram baixo rendimento escolar por falta de conhecimento mais amplo sobre o tema por parte dos educadores e familiares.

Outro item bastante relevante é baixa autoestima, esta, por sua vez é causada pelos familiares, educadores e administração das escolas onde os alunos estão inseridos, pois a família e a sociedade escolar acabam rotulando os alunos, causando desmotivação e frustação escolar, os alunos com TDAH representam um enorme desafio para os pais e educadores.

O projeto visa promover linhas e ação para subsidiar os educadores na inclusão de alunos com TDAH, da Escola Estadual Ernesto Barbosa.

  1. OBJETIVOS

 

     3.1 OBJETIVOS GERAIS

Constatar as razões das dificuldades e inabilidades dos educadores com a evolução dos alunos portadores de TDAH nas series iniciais do ensino fundamental.

Trabalhar a educação escolar com o conhecimento científico de forma intencional e sistemática utilizando diversas formas de abordagem do conteúdo para garantir a apropriação dos estudantes

Barkley (2008) caracteriza o TDA/H como sendo:

“(...) um transtorno mental válido, encontrado universalmente em vários países e que pode ser diferenciado, em seus principais sintomas, da ausência de deficiência e de outros transtornos psiquiátricos”. (p.123)

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

      O Projeto Integrador possui objetivos pedagógicos, a saber:

  • Procurar referências que subsidiem a identificação do TDAH;
  • Identificar a manifestação do TDAH em crianças, procurando solucionar problemas em sala;
  • Explanar as dificuldades dos educadores no trabalho com as crianças portadores de TDAH;
  • Mostrar os desafios apresentados no ensino-aprendizagem com crianças portadores de TDAH;

4. RESULTADOS ESPERADOS

            Ao final deste espera que o aluno tenha;

  • Condutas sociais;
  •  Maior rendimento escolar;
  • ·Conscientização da participação assídua do aluno.

5. ABRANGÊNCIA E CONTEXTO

O presente projeto foi realizado com as crianças da sala de recursos, com alunos de 07 as 34 anos, de segunda a quinta, na Escola Estadual Ernesto Barbosa, situada no distrito de Crisólia, na cidade de Ouro Fino/MG.  A Instituição é da rede pública, do ensino regular e supletivo. Funciona nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral conta com 65 funcionários e atende um grande numero de alunos do ensino fundamental e médio.

Para esse projeto foi observado as aulas do dia-a-dia, buscando através de de materiais, em ambiente virtual, livros, periódicos e vídeos sobre o tema, auxiliando a elaboração e desenvolvimento do projeto.

6. PLANO DE AÇÃO E CRONOGRAMA

     

 Todo educador com foco na educação especial, sabe quão grande é a frustação quando um aluno tem TDAH e a comunidade escolar e/ou família rejeita a rotina de medicação.

  Muitos educadores concordam que o tratamento de TDAH com medicamentos é igual tratar uma condição qualquer que surge no cérebro como a ansiedade, por exemplo.

Os alunos com TDAH tem um grande potencial e se receberem recursos além da medicação, podem prosperar. Com isso busquei fazer um estudo sobre o ensino personalizado com estratégias comportamentais adequadas.

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

NOVEMBRO

Pesquisa de recursos

Escolha dos recursos

Elaboração textual do projeto

Aplicação dos recursos

Elaboração textual do projeto II

Aplicação de recursos II

Analise do projeto

[pic 1]

                                   

6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com