TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Psicologia

Ensaios: Teoria Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia na Sociedade

A psicologia compreende as diferenças sócio-econômicas e tenta proporcionar meios de sistematizar e oferecer soluções, ou opções para lidar com os conflitos advindos de uma sociedade sócio cultural.

Geralmente as pessoas tendem a apresentar dificuldades em processos complexos do dia a dia e com isso acabam desencadeando uma série de problemas, o que pode resultar em sérios desequilíbrios mentais.

Como podemos observar a sociedade, é distribuída em diferenças culturais e desigualdade social, o que por sua vez cabe ao psicólogo trazer seu conhecimento para intervir contribuindo em busca de melhores condições de relacionamento e qualidade de vida, de cada individuo.

Ao psicólogo cabe procurar o sentido oculto, ampliando um olhar observador, com sensibilidade clínica procurando um objetivo na abordagem dos problemas do individuo para melhorar suas condições de vida em grupo.

Na educação, tem um papel muito complexo, atua na parte preventiva agindo com técnicas específicas para cada aluno e professor auxiliando nas necessidades individuais e em grupo.

Na saúde, atua prevenindo e auxiliando nas condições de desequilíbrio mental,

Na prática do psicólogo, as relações de poder são estabelecidas através de seu campo de saber ou conhecimento. O psicólogo no hospital escuta o usuário, a família do usuário, os outros membros da equipe e a opinião médica, portanto, é viável que ocorra através da apropriação de um modelo da psicologia vivenciado no âmbito mais amplo de trabalho nos hospitais. O poder pode ser produzido nas instâncias imediatas e cotidianas, como, por exemplo, na relação com a equipe de saúde. Entretanto, a inserção do psicólogo nos hospitais gerais pode, assim, também contradizer a ordem estabelecida de normatividade da medicina que vê a cura somente pelo aspecto orgânico, físico ou biológico.

A psicologia tem como desafio para articular a questão da saúde em suas práticas junto às equipes multidisciplinares de forma incisiva, perguntar-se, principalmente, que concepção de sujeito e de sociedade está como pano de fundo para as práticas psicológicas nos hospitais gerais. O trabalho da psicologia nas equipes multidisciplinares deve ser tomado como algo mais complexo, merecendo uma discussão também complexa que, no mínimo, consiga ser problematizadora de questões contemporâneas que envolvem essas práticas psicológicas sobre doença e saúde. Não há exercício profissional que dispense uma perspectiva de sujeito e de realidade. Em toda prática psicológica existe a necessidade dessa discussão, e ações que constituam o trabalho da psicologia. Assim, para o profissional da psicologia, não estão restritas somente as atividades concernentes à saúde mental; todo o trabalho que seja exercido no campo de trato da coletividade com a finalidade da promoção do bem-estar e da saúde e que seja possível o trabalho da psicologia serão de interesse, ou seja, o profissional da saúde também deve estar presente na formulação, organização e desenvolvimento das políticas públicas e sociais de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com