TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria genética de aprendizagem

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

A Teoria genética de aprendizagem

A teoria genética de Piaget, trata-se de um conhecimento psicológico que  mais contribuiu para renovação do ensino. Porém ao mesmo tempo tomou pouco lugar importante na educação e aprendizagem.

Piaget, o epistemológico

Piaget sempre se interessou pelos estudos do conhecimento, ou seja questões epistemológicas. No século XIX, a epistemologia tinha duas vertentes de pensamento referente ao conhecimento, para alguns o ele era apenas uma copia da realidade exterior e que era adquirido por meio dos sentidos – o empirismo – e os que defendiam que ele era inato, no que diz que já nos pertencia desde o nascimento. Para Piaget o conhecimento vai sendo construído. E ele acreditava que o indivíduo, tinha um papel essencial – o seu conhecimento não vinha logo ao nascimento, assim opondo-se ao inatismo. A sua preocupações dava-se base empírica. Por conseguinte desse pensamento seus estudos baseavam nas respostas de crianças de diferentes idades em certas tarefas que elas desenvolviam. Em seus estudos havia muitos aspectos importantes para o conhecimento da teoria de ensino, eram expostos uma serie de dados e conceitos necessários.

O sujeito constrói o seu conhecimento

Para Piaget o indivíduo é o protagonista do conhecimento, na realidade as suas ações. Havia poucos pesquisadores que negava que o sujeito é organismo ativo  ao adquirir que seleciona e faz uma filtragem dando lhe sentido. Assim, Piaget defendia uma ideia distinta da maioria, em que ele defendia o fator interno, sendo o indivíduo e não somente a propriedade de estímulo. Para Piaget conhecer é se integrar a realidade que cerca o sujeito, ele aprofunda em conhecer a partir do momento que modifica a realidade através de suas ações. Para a sua teoria atuar não era baseado apenas em ações e movimentos internos e visíveis, era possível através de partes mentais, ou seja interna ainda que possa basear-se em objetos reais.

Esquema de ação e esquema de conhecimento

Enquanto alguns teóricos usavam a teoria de conhecimento, Piaget inseriu a teoria da ação. Essa teoria relacionava com a idade e com aspectos da ação – comparar,reunir, separar, sendo aplicadas a qualquer realidade já o esquema de conhecimento era especifico e a sua não relacionava com idade, mas conforme a experiencia.

Segundo Piaget o esquema era a base organizadora da ação, ela que faria com que a ação fosse repetida ou aplicada com modificações, em situações diferentes para obter objetivos similares. O esquema é algo comum a diversas repetições ou aplicações de uma mesma ação.

Os primeiros esquemas que o indivíduo demonstra é os esquemas de reflexos, ações que são aplicadas automaticamente diante de um estímulo. Aos poucos alguns reflexos tornam-se esquemas representativos as ações são apresentadas internamente e não externamente. Para Piaget o esquema serve para dar sentido, interpretar e ordenar a realidade, sendo um medidor entre a diversidade e a complexidade do mundo e o sujeito. Também para ele o termo objeto seria a interação do indivíduo com o mundo e que há um intercambio constante que efetua através de um  jogo ativo de assimilação e acomodação. Sendo a assimilação um processo em que o indivíduo interpreta e da significado para aquela ação de acordo com o esquema correspondente, assim sendo objetos que tem semelhança com outros.

Assim, o ponto essencial do construtivismo de Piaget é que o sujeito vai construindo seu conhecimento de acordo com a sua realidade, o que te cerca e não com conhecimento inato. Sendo assim, o importante é o sujeito e a realidade através da assimilação e acomodação que permite ao mesmo tempo construir novos esquemas, novos instrumentos de compreensão. Portsnto, para ele o modo de ver o mundo de uma criança de 02 anos é distinta de uma que possui 07 anos.

Os seus postulados tem base de que a natureza construtiva e ativa do conhecimento fazem o aprendiz um protagonista central no aprendizado de novos conhecimentos, tem-se uma imagem interativa entre o aluno e o mundo (ambiente) em que ele pertence, sendo uma aprendizagem espontânea solitária em que a criança aprende sozinha de forma natural em ações com interação com objetos.

A importância do nível de desenvolvimento

Sabe-se que aprendizagem é um processo relativo cada indivíduo aprende com facilidade quando é algo relacionado ao que já aprendeu. Piaget preocupado em mostrar que os processos de aprendizagem são aprendidos ao longo da vida subordina a aprendizagem ao desenvolvimento. A teoria dos estágios descreve uma serie de etapas de desenvolvimento e aprendizagem de crianças de diferentes idades, assim tem um certo nível de analisar o que é capaz e incapaz do indivíduo aprender e assim possível realizar programas e tarefas escolares. Não se preocupava em ter afirmações sobre idades, mas sobre a ordem de sucessão, a passagem de um estágio a outro nível cognitivo e na explicação desse progresso.

Piaget mostra que cada criança possui um entendimento frente a algo que esta aprendendo mesmo que faça parte do seu dia a dia, muita das vezes o aprendizagem vem de insuficiência do que é passado. Para aprender esses fatos é necessário operações de lógica para aprendizagens mais complexas. “Piaget quer mostrar que os conhecimentos de carater geral – os esquemas mais gerais decarater logico – evoluem espontaneamente durante a infancia ate chegar a alcançar maturidade própria do pensamento do adulto.”

Piaget citou tipos de aprendizagem, o primeiro é chamado de abstração simples ou empirica: o sujeito identifica e extrai propriedades para o seu proposito – peso, medida ou forma. Já o segundo é abstração reflexionante nela  sujeito poe extrair as propriedades não do objeto, as das ações. Assim para uma pessoa aprender mostra que depende muito do tipo de atividade que faz. Ao longo de sessões de aprendizagem mostra que torna-se mais fácil aprender algo quando se já possui algum conhecimento previo semelhante aquilo, se não haverá duvidas e questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com