TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoriaas Motivacionais Origem Percusores E Enfase

Monografias: Teoriaas Motivacionais Origem Percusores E Enfase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  4.660 Palavras (19 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 19

Índice

1. Introdução 2

1.1 Problema 3

1.2 Justificativa 3

1.3 Hipótese 4

1.4 Objectivos 4

1.4.1 Geral 4

1.4.2 Específicos 4

1.5 Metodologia 4

2. Enquadramento Teórico 5

2.1 Conceituação 5

Capítulo III 6

Teoria de dois factores de Herzberg 8

3.1.3 Teorias das Necessidades adquiridas de McClelland 9

3.1.4 Teoria de Equidade 9

3.1.5 Teoria da definição de objectivos 10

3.1.6 Teoria de expectância 10

Capitulo IV 10

4. Situação dos incentivos no Ministério da Saúde 10

4.1 Tipos de incentivos e percepção sobre o seu funcionamento 11

4.1.1 Bónus de rentabilidade 11

4.1.2 Subsídio de Chefia 12

4.1.3 Premiação de trabalhadores 12

4.1.4 Dias Festivos 13

4.1.5 Kit de instalação e manutenção 13

4.1.6 Subsídio de almoço 13

4.1.7 Subsídio de telefone móvel 13

4.1.8 Formação 14

4.2 Sugestões para melhorar adequação dos incentivos 14

Capitulo V 17

5. Conclusão 17

6. Bibliografia 18

Capítulo I

1. Introdução

O crescente mercado competitivo no mundo de negócios vem demostrando a necessidade de valorizar os Recursos Humanos e criar condições favoráveis para maximizar o desempenho e a satisfação no trabalho, para a melhoria nos resultados e na qualidade dos serviços prestado a sociedade. (Anne Bruce e James S. Pepitone, 2002)

Nos dias que correm as organizações necessitam de elevar a qualidade, aumento da produtividade, modernização, flexibilidade e competitividade. Para que tal acontece é necessário que se criem condições para manter os Recursos Humanos motivados como factor de sucesso.

Um dos maiores desafios das organizações é motivar as pessoas, fazê-las decididas, confiante e comprometidas para o alcance dos objectivos propostos. A motivação ocupa sempre o primeiro lugar em todos factores, nenhuma organização pode funcionar sem comprometimento dos esforços por parte dos seus membros.

Lawer (1973), na sua análise sobre motivação diz que para alcançar o objectivo geral do trabalho, e a melhoria da saúde das populações e qualidade dos serviços prestados, é necessário Recursos Humanos motivados e com incentivos adequados.

Em Moçambique o Governo previlegiou a melhoria do acesso e disponibilização dos cuidados de saúde as populações através do Serviço Nacional de Saúde.

Para melhorar a qualidade de prestação de serviços, garantir a eficiência e equidade, prosseguir com acções do desempenho do sector, será efectivo quando forem criados incentivos financeiros e não financeiros para a motivação dos funcionários.

Neste contexto, há uma necessidade urgente de promoção de acções concretas viradas a estudos na área de Gestão de Recursos Humanos, componente incentivo para motivação dos trabalhadores da saúde.

Este trabalho, tem como tema: Motivação e incentivos para os trabalhadores do Ministério da Saúde

O trabalho está estruturado da seguinte forma: introdução, problema, justificativa, hipótese, os objectivos do estudo e estabelecimento da metodologia de pesquisa.

Capitulo II: Tomou-se como base a apresentacão dos conceitos sobre:

• Motivação;

• Clima Organizacional;

• Desempenho; e

• Incentivo.

Capitulo III: Procurou-se abordar o papel da motivação organizacional e das teorias motivacionais. E o Capitulo IV: Procurou estabelecer o marco teórico que norteou o trabalho contextualizando os conceitos abordados no capítulo II e debruçou-se sobre a situcação dos incentivos no Ministério da Saúde.

Por fim, no Capitulo V, fez-se a conclusão do trabalho, de acordo com os objectivos estabelecidos e apresentou-se as referências bibliográficas.

1.1 Problema

Os incentivos para os funcionários da saúde, constituem um problema para os gestores de recursos humanos do Ministério da Saúde, dai a necessidade do trabalho deste tema para compreender quais as implicações directas da problemática da motivação.

1.2 Justificativa

Apesar dos esforços desenvolvidos a nível do Governo nas últimas décadas para o melhoramento dos Incentivos no Aparelho do Estado em Moçambique ainda não se conseguiu criar condições confortáveis e atraentes para recompensar os trabalhadores do Sector Saúde em termos salariais, se compararmos com os salários praticados no Ministério das Finanças (Tabela de salário em vigor na função Pública).

É verdade que o Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado no seu n°1, artigo 48 e no artigo 23 do decreto n°54/2009, de 8 de Setembro prevêem pagamentos de vários tipos de remunerações e suplementos mas não se mostram suficientes para incenntivar os trabalhadores duma forma geral porque na verdade a sua aplicação não abrange a muitos trabalhadores pela sua natureza.

1.3 Hipótese

Os Trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde estão motivados e incentivados através das condições disponibilizadas pelo Estado.

Os Trabalhadores do Serviço Nacional de saúde não estão motivados e incentivados através das condições disponibilizadas pelo Estado.

1.4 Objectivos

1.4.1 Geral

Compreender o papel da motivação e sua importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com