TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias cognitivas

Seminário: Teorias cognitivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  Seminário  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias Cognitivas

1. Gestalt

Gestalt é o nome genérico que engloba as teorias cognitivas que resultaram, principalmente, das pesquisas de Wertheimer (1880-1943), Kofka (1896-1941), Köhler (1887-1947) e Kurt Lewin (1890-1947). Trata-se de um movimento visando buscar respostas científicas para as indagações sobre o processo de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.

A percepção, então, constitui o conceito básico da Gestalt, correspondendo à capacidade por meio da qual o indivíduo estrutura a realidade, criando uma configuração. Nas leis da Gestalt que descrevem e explicam os fenômenos da percepção e do aparecimento da estrutura, é muito freqüente a expressão insight, indicando o momento em que a percepção acontece e o todo se estrutura.

Também devemos destacar o estabelecimento de uma figura e de um fundo na realidade percebida. Na medida em que uma percepção é personalizada e acontece de forma bastante peculiar, observamos que, no todo, serão destacados pontos diferentes para cada sujeito.

A aplicabilidade da Gestalt na educação torna-se importante, à medida que recusa-se o exercício mecânico no processo de aprendizagem. Apenas as situações que ocasionam experiências ricas e variadas levam o indivíduo ao amadurecimento e à emergência do insight. Segundo as explicações da Gestalt, os três elementos primordiais da aprendizagem são: aquisição, retenção e transferência.

1) Aquisição: Ocorre exatamente por meio do insight, possibilitando o aparecimento da totalidade organizada. O aluno aprende a partir da emergência de uma estrutura que organiza o caos anterior que impossibilita a aprendizagem. A aprendizagem se efetua somente na medida em que se estabelece no campo das relações estruturadas.

2) Retenção: É observada pela permanência das estruturas emergentes na memória do aluno e na sua reutilização. Contudo, limita-se à contingência das próprias estruturas a determinadas situações.

3) Transferência: Seria insignificante, caso considerássemos cada momento estruturado isoladamente. Conforme a Teoria do Traço, o isolamento das estruturas fica, em parte, atenuado. A ligação existente entre as estruturas se dá por meio de um resíduo proveniente de uma estrutura que permite a conexão com o momento seguinte em que outra estrutura deverá emergir. Daí a não possibilidade de se considerar cada momento isolado, uma vez que existe comunicação entre as diversas estruturas anteriormente percebidas e organizadas e as novas situações a serem agora percebidas e organizadas.

A aprendizagem por Gestalt pode ser exemplificada pela aprendizagem que um indivíduo faz do itinerário de sua casa à escola. “O sujeito não saberá dizer nem os nomes das ruas intermediárias, nem citar pontos do caminho, pois terá uma estrutura total que engloba o ponto de saída e o de chegada”.

2. Jean Piaget (1896-1980)

Biólogo nascido em Neuchâtel, Suiça, estudou o processo de construção do conhecimento e a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático.

Até o início do século XX, a criança era tratada como um adulto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com