TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Social Cognitiva e Auto-Eficácia

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Profa. Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Alunos(as)_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA DE ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEXTO:

Teoria Social Cognitiva e auto-eficácia”  (Autores - Frank Pajares e Fabián Olaz)

A atividade deverá ser realizada em grupos de no máximo 3 alunos.

Valor da atividade: (5,0)

 

1. Os indivíduos possuem mecanismos auto-reguladores que propiciam o potencial para mudanças autodirigidas em seu comportamento. A maneira e o grau em que as pessoas auto-regulam seus atos e comportamentos envolvem a precisão e coerência de sua auto-observação e automonitoramento, os julgamentos que fazem com relação a suas ações, escolhas e atribuições e, finalmente, as reações avaliativas e tangíveis que têm ao seu próprio comportamento, por meio do processo de auto-regulação.  Explique esta afirmação.

2. A Teoria social cognitiva baseia-se em uma visão de agência humana, segundo a qual os indivíduos são agentes que podem fazer coisas acontecerem com seus atos e se envolvem de forma proativa em seu próprio desenvolvimento. Explique esta afirmação.

Cada indivíduo possui sua própria intencionalidade, que permite a realização de uma auto avaliação sobre seu próprio ser, na qual forma-se por meio de estímulos e influencias, tanto ambientais quanto internas (cognitivas). Essa característica cria uma percepção (avaliação) de seu próprio comportamento. O agenciamento humano compreende na posse pessoal de uma auto crença, essa, é o controle sobre emoções e ações que afetam o comportamento de cada indivíduo. Os resultados no desenvolvimento do indivíduo são as consequências dos atos agentes e não suas características.

3. Como os indivíduos formam suas crenças de auto-eficácia e como as crenças de auto-eficácia influenciam o funcionamento humano, em especial o processo de ensino-aprendizagem?

A interpretação que o sujeito faz sobre a execução de suas ações desenvolve a crença sobre suas capacidades, e dessas, surgem as crenças de auto eficácia. A auto eficácia é como um mecanismo cognitivo de mediação de motivação e comportamento, é a crença do sujeito sobre suas capacidades em organizar e executar ações. A auto eficácia sofre mudanças de acordo com as relações do sujeito com o ambiente, e se constrói durante o crescimento do mesmo. Conforme se desenvolve e passa por aprendizados o sujeito aprende a acreditar em si, mas não apenas acreditar, e sim saber do que é capaz de executar.

Referência

BANDURA, A.; AZZI, R.G. e POLYDORO, S. A. J.  Teoria social cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com