TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia ocupacional na saúde do trabalhador

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

O relato mostra, sem dúvida, para a relevância da análise acerca do trabalho e sua relação com a saúde dos indivíduos, sendo a saúde do trabalhador uma área importante de intervenção, na qual o terapeuta ocupacional vem ocupando cada vez mais espaço. Para tanto, compreender a relação homem-trabalho sob uma perspectiva sistêmica, possibilita ao terapeuta ocupacional a construção de um conhecimento do ser humano, suas relações e seus contextos em seus múltiplos aspectos, distanciando-se do risco de compreendê-los apenas pelas suas partes ou fragmentos.

O desempregado, o sub-emprego e o trabalho informal tornam se presente nas sociedades atuais, sendo assim provendo trabalhos precários que acabam atingindo a saúde do trabalhador. Esse novo meio com poucas oportunidades levam o trabalhador salariado a ceder a perda de direitos trabalhistas. Essas mudanças provocam um impacto na vida dos trabalhadores criando uma constante instabilidade e de ameaça que e vivida como um mal inevitável atribuída a economia.

O trabalho tem fundamental importância para vida psicológica do trabalhador, e a valorização do trabalho significa uma circunstância positiva, que defini sua identidade social que está ligada pelas relações que desenvolve em seu trabalho. O trabalho pode tanto leva o trabalhador a um sofrimento ou ser uma fonte de prazer, porem quando o reconhecimento do trabalho não existe atinge outros espaços da vida do trabalhador contaminado tudo do seu cotidiano.

terapia ocupacional propõe a inclusão dos indivíduos no trabalho como um processo de reabilitação, procurando adaptar e adequar os indivíduos ao trabalho e vise e verso. Dessa forma na área de saúde e trabalho ganham uma nova dimensão e aplicação, a análise de atividades deixa de ser centrada no fazer individual e passa a compreender situações de trabalho tanto no âmbito organizacional como nas condições de trabalho.

Enfim, estamos afrente de um novo campo complexo e inovador, sendo que ainda há muito o que desenvolver, tanto teórico quanto metodológico, no entanto a partir da atuação dos terapeutas ocupacionais nesta área e da reflexão que se pode forma sobre essa pratica, pode se dizer que este desafio pode ser enfrentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com