TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia ocupacional

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

Aberturas para a Terapia Ocupacional adequada às ciências essenciais e alternativas no tratamento de pacientes com desordem alimentar

O transtorno alimentar foi motivo de despertar social no Brasil para um comportamento endêmico, derivado da susceptibilidade à supremacia universal da tendência europeia, em meados dos anos 80. Como admiradores ávidos, desprovidos da infraestrutura, renda, genótipo e fenótipo de uma cultura tão diferente, os brasileiros (aqui tratados especificamente) tornaram-se reféns de uma ditadura de “aparência ideal”, que foi erroneamente associada a status e, mais tarde, a uma “melhor forma de viver”.  Esses modelos foram disseminados mundialmente por revistas, televisão e rádio por decisivos anos. O interesse científico - alimentado pela mobilização midiática do problema, que noticiava uma sociedade inserida numa cultura essencialmente imagética e corpórea-, aliado à curiosidade comum fomentada, focalizou o problema como alvo de pesquisa e discussão. A partir daí, movimentos, tratamentos, psiquiatrias e psicologias tentaram compreender um contexto tido como “descoberto” – pois não era novo; estabelecendo, concomitantemente, uma mobilização emotiva de cunho social que tinha como objetivo inicial relatar e descrever o problema. No decorrer dos anos, esse assunto se tornou um gancho para novas teorias e tratamentos de cura, novas políticas sociais e fiscalizações, modificações de “modelos” já institucionalizados e até mesmo criação de nichos de mercado.

Posteriormente, após o “frenesi” dos anos 90, que promoveu o fato com uma visão condescendente às consequências da pós-modernidade, utilizando óbitos e necessidades eminentes de cura como motivo para promoção de novas políticas públicas, os casos saíram dos jornais e revistas e foram parar nas estatísticas, revelando reais demandas de atenção a problemas psíquicos na área da saúde. Assim surgiram os tratamentos interdisciplinares, que levam em conta o histórico familiar, o histórico social, o contexto individual e as limitações físicas que tornavam (e tornam) o indivíduo com transtorno alimentar limitado dentro da convivência e ocupação dos papéis sociais que se propôs a assumir.

Por algumas décadas contribuímos para a geração de um comportamento talvez ainda preponderante, embora ainda disfarçado em dissidentes discursos midiáticos. Esses traços ainda são observados na atualidade: o invés de usarem a “aparência” como fator principal, as preconizações voltaram-se para a “manutenção da saúde”, passando a incorporar a busca por índices fisiológicos ideais, medicamente aceitos, ao conceito de equilíbrio corporal e de vida. Portanto, esta aparência ideal nunca foi descartada, mas foi preciso readequá-la em uma nova configuração.  A imagem passou a ser motivo de “satisfação individual”, e não condição para aceitação social.

Com a modificada, porém contínua abertura de mercado a um assunto de polêmica vigente-resultado da consequência das complicações psíquicas da saúde de um povo que foi refém de um contexto e de uma história mundial que não teve condições de acompanhar-  a área da saúde recebeu mais um incentivo para reorganizar-se integralmente.  As novidades, tendências e descobertas científicas aconteciam em um ritmo acelerante. Qualquer informação midiática poderia ser considerada por uma população em contato com uma nova realidade – mesmo que só polêmica e não justificada.  Talvez por isso seja possível afirmar que houve a necessidade emergencial de um diálogo entre Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. E, talvez, este tenha sido um passo significativo, na década de noventa, para o desenvolvimento empírico de um novo modelo de tratamento na área de saúde dentro da sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com