TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste

Artigo: Teste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

Leia as afirmações a seguir e analise a possível relação lógica existente entre elas.

Realizar inferências é um processo natural nos diversos atos de leitura. Ele é fato fundamental na construção do sentido feita pelo leitor.

PORQUE

O autor, ao produzir sua textualidade, possui uma intenção, sugerindo sentidos a partir de sua organização de fatos e ideias.

Resposta Selecionada:

Corretab.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Resposta Correta:

Corretab.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Feedback da resposta:

De acordo com o material referencial, as duas informações estão corretas. A inferência é um processo natural do leitor enquanto está lendo e, um autor, ao escrever um texto, organiza ideias e fatos, tentando expressar seu ponto de vista, de forma explícita ou não. No entanto, não há nenhuma relação de causa e consequência entre as duas afirmações. A intenção do autor não controla as inferências do leitor, são processos independentes.

Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

Leia o trecho do texto “A violência não é uma fantasia”, de Lya Luft:

... As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.

Nestes dias, começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para seus grupos em geral organizados na internet.

É natural e bom que grupos de jovens queiram se distrair: passear pelos corredores, alegres e divertidos, ir ao cinema, tomar um lanche, fazer compras. Porém correr, saltar pelas escadas rolantes, eventualmente assumir posturas agressivas ou provocadoras e bradar palavras de ordem não é engraçado. [...]

No último parágrafo, as linhas em destaque referem-se a uma palavra já citada. Trata-se de:

Resposta Selecionada:

Incorretaa.

insegurança.

Resposta Correta:

Corretad.

jovens.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Observe a imagem a seguir:

Podemos afirmar que os alocutários principais da propaganda são:

Resposta Selecionada:

Corretaa.

Os motoristas em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.

Resposta Correta:

Corretaa.

Os motoristas em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.

Feedback da resposta:

O alocutário preferencial é o motorista em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência. Eles são representados no texto por um caminhão ao fundo.

Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Leia o trecho de uma resenha do filme “Central do Brasil”.

Central do Brasil tem a simplicidade dos grandes filmes. Tem um início que impressiona e prende a atenção do espectador. Quando nos damos conta, o filme está caminhando para seu final e, neste meio-tempo, já rimos, choramos e torcemos para nossos - reparem o ’nossos’ - personagens.

Sim, este é um daqueles filmes que conseguem a proeza de praticamente transformar os personagens em nossos amigos pessoais. Nos importamos com eles, choramos por eles, queremos ajudá-los. Se dizem algo de terrível (como Fernanda Montenegro faz, em alguns momentos), tendemos a perdoá-los, a relevar a ofensa. Eles são ’de casa’.

O filme conta a história de Dora (Montenegro), uma mulher que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Depois de escritas, as cartas passam pelo crivo da ’censura’ de Irene (Pêra) e da própria Dora, que julgam quais deverão ser enviadas ou não. É quando a mulher se vê envolvida com o triste destino de Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de 9 anos cuja mãe é atropelada e morta em frente à estação onde Dora trabalha. Agora, Dora se vê irremediavelmente ’presa’ ao menino, com quem - e em função de quem - irá vivenciar uma bela transformação.

[...]

Fernanda Montenegro tem uma atuação simplesmente absoluta neste filme. O ’aprendizado’ de sua personagem é transmitido de uma maneira tão inteligente que não há como deixarmos de comemorar cada nova vitória, cada pequena alteração em seu comportamento. Nós crescemos com Dora. Além disso, temos as belas atuações de Marília Pêra, que cria uma personagem curiosamente ingênua em meio ao caos e à amargura que imperam em Central do Brasil; e de Othon Bastos, que consegue, durante o pouco tempo em que aparece na tela, deixar uma impressão profunda na mente da plateia graças a seu carisma e à sua gentileza. Mas não posso deixar de destacar o brilhante trabalho de Vinícius de Oliveira. É impressionante o talento deste garoto. Basta citar o momento em que ele vê um homem, que acredita ser seu pai, se aproximar. Ele engole em seco, arqueja quase imperceptivelmente e se cola à parede. São detalhes muito sutis, mas que recheiam toda a atuação do menino.

Walter Salles realiza, enfim, mais um grande trabalho. Sua direção é sincera e hábil ao mostrar um Brasil feio, pobre, mas rico em sentimentos. Os vários rostos marcados pela vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com