TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Strrop

Casos: Teste De Strrop. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

. TESTE DE STROOP:

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO

PROF: CECÍLIA

TURMA: PSICOLOGIA 3 PERÍODO

TURNO: NOITE

GRUPO: CRISTINA ROSALÉM

GRAZIELLE FERREIRA

ÍNDICE:

INTRODUÇÃO

ATIVIDADE ESTRUTURADA

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

DESCRIÇÃO DA INSTRUÇÃO

ATENÇÃO

CONTROLADA X AUTOMÁTICA

CONTINUUM EM PROCESSOS

CONTROLE INIBITÓRIO

RESULTADO

MÉDIA E DESVIO PADRÃO

Introdução

John Ridley Stroop nasceu a 21 de Março de 1897 em Rutherford COUNTRY, no estado do Tennessee e faleceu a 1 de setembro de 1973.

Desde o inicio da sua educação na escola de Kitrell County e até concluir o ensino secundário no liceu David Lipscomb, sempre foi um dos melhores alunos.

Stroop continuou os estudos na universidade George Peabody College, onde se doutorou em psicologia Experimental.

A partir daí teve uma carreira invejável retirando-se em 1967, para exercer a posição de reitor da escola de Ohio Valley, para depois assumir a posição de “emeritus”, professor de estudos Bíblicos na agora universidade, Davis Lipscomb.

Wilhelm Wundt investigou quanto tempo as pessoas demoravam a nomear objetos e as características dos mesmos, assim como o tempo que demoravam a ler as palavras correspondentes. Concluiu que ler as palavras demorava menos tempo do que dizer o nome dos objetos ou as suas características.

Embora tivessem sido feitos inúmeros estudos sobre esta matéria, só o artigo de Stroop combinava as dimensões da palavra e do objeto/características, criando a famosa situação de resposta e conflito.

Jensen e Rohwer (1966) criticaram Jaensch (1929) por ter integrado as duas dimensões – a palavra e a cor – alguns anos antes de Stroop, mas o trabalho de Jaensch recebeu pouca atenção relativamente ao de Stroop. O rigor e clareza excepcionais do seu trabalho, sem dúvida contribuíram para a compreensão do seu artigo. A sua investigação foi continuada no laboratório psicológico Jesup, com a supervisão do professor Joseph Peterson.

São vários os objetivos do Teste de Stroop, pretende, entre outras coisas, avaliar o processo de automatização de leitura, ou seja, verificar até que ponto é possível nomear a cor da palavra sem, no entanto, a ler. De um modo geral, as palavras exercem uma forte interferência entre as diferentes informações (o que está escrito e a cor da palavra) que são simultaneamente processadas pelo cérebro, causam um conflito. Existem duas teorias que tentam explicar o “Efeito Stroop”:

1 – Teoria da Velocidade do Processamento

A interferência ocorre porque as palavras são lidas mais rapidamente do que as cores são nomeadas.

2 – Teoria da Atenção Seletiva

A interferência ocorre porque a nomeação de cores requer mais atenção do que ler palavras.

Descobriu-se mais tarde, que este teste poderia indicar a presença de comprometimentos pré-frontais, sempre que o indivíduo apresentasse uma dificuldade em inibir respostas previamente aprendidas, o chamado “efeito Stroop”.

Atividade Estruturada:

Criado por J. Ridley Stroop, o teste exercita os lóbulos frontais do cérebro responsáveis por nosso planejamento e ação. A pessoa precisa ler a cor do que está escrito, independentemente da palavra. Você consegue?

Vamos tentar?

Objetivo – Avaliar a atenção seletiva, a capacidade de manter a meta em uma atividade e inibir a tendência de fornecer respostas impulsivas, além da velocidade no processamento de informações. Sendo sensível à rapidez para nomeação de cores.

Descrição do Experimento:

Participantes:

Participaram neste estudo, 08 pessoas, todos estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, maioritariamente jovens adultosNenhum dos participantes apresentava distúrbios na percepção das cores.

Material:

- Cronómetro

- Tabela de cores dadas no computador

- Tabela de registo dos tempos de leitura e quantidade de erros, anotada no quadro da sala

- Foram utilizadas três listas diferentes:

. Lista 1 – blocos eram apresentados em cores.

. Lista 2 - apresentava as palavras coincidentes com a cor a que estavam escritas (por exemplo, VERDE, AZUL).

. Lista 3 - as palavras apresentadas designavam cores que não lhe eram correspondentes (por exemplo, VERMELHO, AMARELO).

DESCRIÇÃO DA INSTRUÇÃO:

Os Participantes retiraram-se da sala, e eram chamados um a um.

Foi apresentada a cada Uma das pessoas uma 1ª lista no computador. A lista 1 consistia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com