TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Wisc

Monografias: Teste Wisc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 7

ESCALA DE INTELIGENCIA WECHSLER - WISC

O teste Wisc é uma escala de inteligência Wechsler para crianças e adultos. Elaborada para analise de habilidades cognitivas a Escala Wechsler de Inteligência foi desenvolvida ao longo de várias décadas. A primeira forma foi publicada em 1939 – Escala de Inteligência Bellevue – elaborada com o intuito de proporcionar um teste mais apropriado para avaliação da inteligência de adultos. O teste orginalmente tinha sido construído para a avaliação das crianças, o que gerava problema à administração quanto ao conteúdo e a correção. A composição da Escala e a apresentação dos resultados em QI de desvio representam inovações importantes no contexto da avaliação da inteligência. Em 1949 surgiu a avaliação para crianças em idade escolar e em 1967, a escala para crianças em idade pré - escolar (WPPSI). As três escalas mantém a mesma estrutura, porém apresentam variantes adequadas para cada faixa etária. Revisões foram e continuam sendo realizadas ao longo de cada década, resultando em versões mais atualizadas.

O Wisc III é composto por treze sub - testes, sendo deles mantidos do WISC – R e um novo sub - testes, procurador de símbolos, organizados em dois grupos: verbais e perceptivos – motores ou de execução, que são aplicados nas crianças em ordem alternadas, ou seja, sub - teste de execução e depois sub - teste verbal ou vice versa. Os sub - testes verbais são compostos pelos itens de Informação; Semelhança; Aritmética; Vocabulário, Compreensão e Dígitos, enquanto que os sub - testes de Execução são formados pelos itens: Completar Figuras; Código; Arranjo de Figuras; Cubos; Armar Objetos; Procurar Símbolos e Labirintos. O tempo de aplicação é de 90 a 120 min, para crianças e adolescentes de 06 a 16 anos de idade.

Na elaboração do WISC-III, muitas investigações foram realizadas e, embora tenham sido realizadas melhoras substanciais e acrescentado importante número de itens novos, as características fundamentais do WISC e do WISC-R mantiveram-se iguais no WISC-III.

Como no WISC-R, o WISC-III, é formado por diversos sub-testes que avaliam diferentes aspectos da inteligência, sendo o desempenho das crianças nesses sub-testes resumidos em três medidas que oferecem estimativas da capacidade intelectual das mesmas, a saber: QIs Verbal, Execução e Total. O WISC-III oferece também estimativas de quatro pontuação opcionais de índices fatoriais, sendo que, o desempenho da criança nos sub - testes resulta em três medidas: pontuação em QI Verbal, pontuação em QI de Execução e QI Total.

Como medida da capacidade intelectual geral, o WISC-III pode ser utilizado para diferentes finalidades, como por exemplo: avaliação psico – educacional, diagnóstico de crianças excepcionais em idade escolar, avaliação clínica, neuropsicológica e pesquisa. Além disso, o instrumento pode ser útil não apenas para diagnósticos de deficiências ou avaliações de uma criança, mas também para identificar as forças e fraquezas do sujeito e fornecer informações relevantes para a elaboração de uma programação educacional específica para cada caso.

As técnicas gerais de avaliação e procedimentos básicos de aplicação e correção do WISC-III são de extrema importância, uma vez que explicam os princípios de administração que se referem a todos ou a alguns sub - testes específicos. Em resumo, os princípios básicos para o uso do WISC-III são: limites apropriados de idade, procedimentos padronizados, tempo de aplicação, condições ambientais e rapport. Os princípios referentes à administração do instrumento são: sequência dos sub - testes, início e interrupção dos sub- testes, cronômetro do tempo, ensinando a tarefa e repetição dos itens e verificação das respostas. As considerações para a pontuação das respostas no WISC-III são objetivas e exigem pequenas ou nenhuma interpretação dos critérios e, os tópicos relacionados a esse princípio são: como usar as respostas dadas pela amostra, respostas acrescentadas após o Questionamento (inquérito), respostas erradas, conceitos gerais sobre os itens de compreensão e respostas múltiplas. As instruções para a aplicação e avaliação do teste são também minuciosamente informadas no manual do instrumento, sendo que as instruções são relatadas para cada um dos sub - testes.

A Escala de Inteligência Wechsler para crianças - WISC- III, foi desenvolvido levando em conceito a inteligência como uma capacidade do individuo em raciocinar ,lidar e operar com propósito, racionalmente e efetivamente com seu meio ambiente. Por estas razões, os sub - testes foram selecionados com o objetivo de investigar muitas capacidades mentais diferentes, mas que juntas oferecem uma estimativa da capacidade intelectual geral da criança.

A ESCALA DE WECHSLER DE INTELIGÊNCIA DE NÍVEIS PRÉ ESCOLAR E PRIMÁRIO

Em mais de um sentido a Escala de Wechsler de Inteligência para os níveis Pré-escolar e Primário (EWIPP) é o bebê da série. Publicada em 1967, esta escala é preparada para idades entre 04 e 06 anos e ½ de idade. Esta escala inclui 11 sub - testes, dois quais apenas 10 usados cálculo do QI. Oito dos sub – testes são e extensões e adaptações dos sub – testes EWIC , os outros três foram construídos recentemente para substituir sub-testes EWIC que, por uma série de razões, mostraram-se inadequados. Como na EWIC e na EWIA, os sub-testes agrupam-se em uma escala Verbal, e uma de desempenho de onde se encontram os QI Verbal, de Desempenho e de Escala Completa. Entretanto, no EWIPP a administração de sub - testes Verbal e de Desempenho é alternada de forma a assegurar variedade e auxiliar a manter o interesse e a cooperação da criança.

Na tabela a seguir, os novos sub-testes foram marcados com asteriscos:

ESCALA VERBAL ESCALA DE DESEMPENHO

INFORMAÇÃO GERAL *CASA DE ANIMAL

VOCABULÁRIO COMPLETAÇÃO DE FIGURA

ARITIMÉTICA LABIRINTO

SEMELHANÇA *DESENHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com