TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de biblioteca de brinquedos

Artigo: Tipos de biblioteca de brinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O brincar faz parte da vida do ser humano, em especial da criança. Tal comportamento ganhou destaque nas áreas do conhecimento e foi estudado por diversos autores.

Vygotsky (1984) define a brincadeira como criadora de uma “zona de desenvolvimento proximal”, que seria o caminho que a criança percorrerá para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e serão consolidadas em um nível de desenvolvimento real.

Segundo Jean Piaget (1996) assegura que o brincar é um instrumento que favorece o desenvolvimento infantil onde diz que “agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvem a noção de causalidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica”.

Segundo Friedmann A. (1998) a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar. Tem como finalidade resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização.

Entre os tipos de brinquedoteca, estão à comunitária, a hospitalar e a escolar. Segundo a caracterização de Kishimoto (1998) as brinquedotecas comunitárias servem determinadas comunidades, funcionando como bibliotecas circulantes, em um caminhão ou ônibus que leva brinquedos a diferentes locais. Já as brinquedotecas hospitalares são instituídas em um departamento do hospital onde as crianças hospitalizadas têm à disposição brinquedos, que podem ser levados ou não para os leitos dependendo das condições clínicas do paciente. Auxiliam na recuperação e amenizam o trauma psicológico da hospitalização através de atividades lúdicas.

O presente projeto optou pela a brinquedoteca escolar, cujas características prioriza ações pedagógicas, onde as crianças brincam e escolhem os jogos e brinquedos.

O projeto originou-se a partir de intervenções semanais realizadas na instituição Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro – Grossarl, com respaldo teórico da TIM (Teoria das Inteligências Múltiplas), de Gardner, que se caracteriza por ampliar as expressões cognitivas propiciando um leque mais amplo para contemplar e potencializar a diversidade cognitiva no conceito lúdico-pedagógico.

2. CONCEITUANDO A BRINQUEDOTECA

A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianópolis, em 1981, e tinha uma proposta diferente das Toy Libraries Americanas, pois ao contrario delas, não tem como finalidade principal o empréstimo de brinquedos e seu objetivo é o de criar um espaço onde a criança possa se sentir estimulada e brincar livremente. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de brinquedotecas com o objetivo de divulgar, incentivar e orientar pessoas e instituições com isso começaram a surgir brinquedotecas em todo os estados brasileiros.

Atualmente existem aproximadamente cento e noventa brinquedotecas no Brasil. No entanto, tais instituições encontram dificuldades para se manterem por falta de profissionais especializados, por problemas econômicos e por não serem reconhecidas como instituição educacional que almeja o desenvolvimento emocional, social e intelectual. Pode-se dizer que houve o crescimento da brinquedoteca escolar e que hoje são consideradas agentes de mudança pela visão educacional (Ref.: trabalho científico. Como referenciar).

Com base nos apontamentos de Hypolitto (2001, p. 34), existem os seguintes tipos de brinquedotecas:

1. Brinquedotecas escolar: organizadas num setor da escola com finalidade pedagógica ou centros de educação continuada;

2. Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas;

3. Brinquedotecas em Instituição de Atendimento Especial: local de atendimento a crianças com necessidades especiais.

4. Brinquedoteca em Instituições de Saúde: Hospitais, Consultórios Médicos, Clínicas, entre outras, objetivando amenizar as situações traumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico;

5. Brinquedotecas em Universidades e Faculdades: (Laboratórios de Aprendizagens - formação de professores e Recursos Humanos, para pesquisas e prestação de serviços à comunidade). A USP foi pioneira - LABRINP; fornece subsídios para práticas pedagógicas com uso de brinquedos;

6. Brinquedotecas Circulantes: instaladas em ônibus, caminhonetes itinerantes para crianças da periferia e outros espaços; (PUC-SP com Ônibus Ludicidade);

7. Brinquedotecas em espaços de entretenimento: em shopping centers, casas de diversões com parques e playground, centros culturais, entre outros;

8. Brinquedotecas junto ás bibliotecas: geralmente não realizam empréstimo de brinquedos no Brasil. Mas, a criança utiliza o espaço com liberdade para brincar.

O BRINCAR E OS DIFERENTES TIPOS DE BRINQUEDOS

Segundo Winnicot, (1975, p.80), “é no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com