TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Avaliação Psicológica em Processos de Recrutamento e Seleção

Por:   •  10/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOLÓGICAS I

Avaliação Psicológica em Processos de Recrutamento e Seleção

Ellen das Neves Silva de Souza - 20182000364

Elaine Sanches da Costa – 201512994464

Viviane Lima de Paula Dias – 201804057827

Vera Lucia de Souza Rodrigues - 201802170324

Wanessa Silva Lyra – 201509223134

Rio de Janeiro, 2021

  1. Introdução

As empresas de moda buscam conquistar vantagens competitivas através de um diferencial e o sucesso dela, deve apresentar agilidade, habilidades técnicas, físicas e comportamentais que seus funcionários apresentam no contexto da organização. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos oferecidos. Por esse motivo, planejar o recrutamento e selecionar as pessoas com as competências certas para as necessidades e expectativas da corporação, torna-se vital para que esta atinja seu objetivo. (CHIAVENATO, 2009).

Segundo Marques (2014), para que qualquer organização tenha êxito, é fundamental recrutar profissionais qualificados e executar o processo de seleção de forma eficaz e assertiva, evitando a rotatividade dos colaboradores. Então, conhecer as expectativas do consumidor, traz um crescimento e faturamento para a empresa que tem um perfil de atração e retenção de clientes.

O processo de recrutamento e seleção, juntamente com suas técnicas de avaliação exerce um papel importante nas organizações, é um trabalho desenvolvido que agrega qualidade e contribui efetivamente na escolha de novos colaboradores. Com esses procedimentos conseguimos pontuar os valores e o perfil do candidato de forma assertiva, diminuindo a probabilidade de erros e demonstrando que a contratação de futuros candidatos, vai além de simples entrevistas.

Este trabalho nos possibilitou conhecimento em relação às técnicas que podem ser utilizadas e porque as empresas a utilizam. Entendemos o quanto a avaliação em um processo de recrutamento e seleção é importante dentro das organizações e o quanto elas influenciam na seleção e na contratação do candidato.

2. Objetivo

Sabemos que os recursos humanos são importantes para o funcionamento de uma organização. Buscando, através do teste, o perfil de um funcionário que se encaixe nas normas da empresa e para a vaga oferecida. O nosso estudo foi realizado verificando o processo de recrutamento e seleção de pessoal na empresa de moda Renovar.

O objetivo do trabalho é analisar e avaliar as formas de recrutar e selecionar novos colaboradores. As técnicas de avaliação são excelentes ferramentas para identificar se o candidato apresenta ou não condições para o preenchimento da vaga. O candidato é avaliado com o intuito de tornar-se um gerador de resultados satisfatórios e a sua importância na função. O objetivo do mesmo é fazer uma excelente escolha e contratação.

         A importância do teste psicológico IHS 2- Del- Prette (Inventário de Habilidades Sociais 2) tem como fundamento analisar e identificar as habilidades sociais do indivíduo, a fim de avaliar de forma ampliada os relacionamentos, qualidade de vida, como funciona a interação e convívio social do indivíduo, a forma como ele expressa os seus sentimentos e emoções, o desenvolvimento da empatia, assertividade, autocontrole. Ele é um instrumento de autorrelato, e o seu público alvo para aplicação do teste é na faixa etária de 18 a 59 anos, porém há diferença na entre as faixas etárias (18 a 38 anos e 39 a 59 anos) e entre indivíduos do sexo feminino e masculino, com regulamentos caracterizados para cada grupo. É fundamental lembrar de que o IHS 2- Del-Prette é estabelecido por padronização, precisão, fidedignidade e está favorável a ser comercializado e utilizado para avaliação de testes psicológicos permitido pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos). Na demanda apresentada, ele é fundamental para analisar as habilidades sociais do concorrente ao novo cargo a fim de identificar se as habilidades sociais do indivíduo estão em alinhamento com os requisitos propostos pela empresa.

3. Caso Clínico

A empresa de moda, chamada Renovar, teve baixa de uma funcionária no cargo de estilista que trabalhava há anos, por aposentadoria, necessitando assim de preencher essa vaga em aberto. A administração juntamente com a Psicóloga responsável pelo Departamento de Recursos Humanos (RH) e o clínico geral da empresa farão o processo de recrutamento e seleção de pessoal.

3.1 As exigências do cargo são:

  • Formação Superior em Moda
  • Idade de 18 a 35 anos
  • Bom estado de saúde física e Psicossocial
  • Competências como boa comunicação, criatividade e interação.

4. Instrumentos Utilizados para Avaliação Psicológica e Seleção dos Candidatos.

  • Triagem preliminar do currículo
  • Informações Cadastrais
  • Teste Técnico-Profissional
  • Informações de empregos anteriores
  • Entrevista Individual
  • Entrevista Coletiva
  • Dinâmica de Grupo
  • Aplicação do Teste Psicológico Inventário de Habilidades Sociais II
  • Exame Médico

5. A Escolha do Teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com