TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Recrutamento E Seleção

Pesquisas Acadêmicas: Processo Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atualmente o mercado de trabalho exige do candidato dinamismo, habilidade e eficiências, devido a grande concorrência, contudo o candidato busca cada vez mais se aperfeiçoar para preencher o perfil necessário para a ocupação do cargo.

Quanto ao recrutador, é utilizado um processo de recrutamento e seleção com eficiência e estratégica, avaliativo no profissional com alto potencial e qualidade no serviço, pois a valorização de pessoas (colaboradores) trás motivação e perspectivas para os mesmos.

Apesar do planejamento estratégico ser um ponto forte é necessário também a comunicação integrada na consistência da mensagem em todos os pontos de acordo com o mercado. Entretanto, garante um programa de administração de recursos humanos, bem sucedido pelo qual a organização, o número certo e as pessoas certas na vaga apropriada.

Entrevista por competência

A entrevista é a técnica mais utilizada no recrutamento e seleção para avaliar o comportamento e histórico dos candidatos. É utilizado diversos tipos de entrevista. Dentre elas existe a entrevista dirigida ou estruturada(roteiro definido) e a não- estrutura (sem roteiro definido).

Além da entrevista avaliativas para conhecer a capacidade e experiências dos candidatos, a entrevista comportamental, ganha maior vantagem para a organização, focando nas competências passadas, método de investigar o comportamento e habilidades para analisar de acordo com a empresa contratante.

Existe diferentes modos para elaborar uma entrevista comportamentais, são elas:

• Personalizada para cada perfil de competência exigida pela empresa

• Perguntas aberta e específicas

• Perguntas planejadas para obter respostas que tenham contexto, ação e resultados

Já na entrevista referente a Aspecto de Personalidade as técnicas são:

• Permitir contato direto com o candidato

• Reações e comportamentos durante a avaliação

• Técnicas subjetivas

• Treinamento por parte do entrevistador

• Conhecimento através do cargo

É muito importante ressaltar, que o entrevistador deve utilizar os objetivos principais da entrevista, para a avaliação com muita percepção. Sempre anotar as observações do candidato e não confiar apenas na memória.

Realizando esses critérios acima mencionados, a organização terá um planejamento estratégico adequado de forma mais eficiente, para a contratação de profissionais de sucesso dentro da organização. Ajudando com o crescimento de ambas as partes, tanto do bom profissional quanto para produtividade e crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com