TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Função dos sonhos

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.496 Palavras (14 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE – ANHEMBI MORUMBI

GABRIEL MANDELLI

GABRIEL RUY

VICTOR LARA

VINICIUS VILELA

FUNÇÃO DOS SONHOS

São Paulo - Brasil

2015

GABRIEL MANDELLI

GABRIEL RUY

VICTOR LARA

VINICIUS VILELA

FUNÇÃO DOS SONHOS

Trabalho referente à disciplina, psicologia aplicada na aviação da Universidade Anhembi Morumbi, orientado pela professora Luisa Piffer.

                               São Paulo - Brasil, 12 de Maio de 2015.

                                                 SUMÁRIO

  1. Introdução ------------------------------------------------------------- 4
  2. Função dos sonhos ------------------------------------------------- 5
  3. Fases cientificas do sono -----------------------------------------  6
  4. Sonhos e seus pensadores --------------------------------------- 6
  5. Simbologia dos sonhos --------------------------------------------- 7
  6. Entrevista com o neurologista------------------------------------- 8
  7. Conclusão ------------------------------------------------------------- 13
  8. Fontes de pesquisa ------------------------------------------------- 14

Introdução

Existem diversas teorias sobre a função dos sonhos e sua importância para a humanidade. Neste trabalho iremos dissertar sobre as teorias antigas, e também as da idade moderna, mas principalmente, iremos falar sobre os pensamentos de personalidades envolvidas na psicologia, como freud e Jung, mostrando que o sonho é algo natural de todos nós e uma atitude inconsciente muito importante. Vamos entender mais sobre o sono e quebrar a ideia de que tem pessoas que não sonham.

Além de conhecermos as explicações de pensadores sobre sonhos, este trabalho tem uma entrevista muito interessante com um neurologista respondendo as perguntas que todos tem curiosidade em saber quando o tema é sonho.

Função dos sonhos 

 

Antes de apresentar o que os pensadores têm sobre estas ideias vamos procurar entender o que são os sonhos, de onde ele vem, e porque existem.

 Sono é repouso e um momento especial para o corpo se "reorganizar". O sonho é uma parte do sono, uma parte que ajuda o todo a atingir seus objetivos. Vejamos como: quando estamos acordados passamos por inúmeras experiências e experimentamos várias situações diferentes. Estes acontecimentos moldam nossa vida e nossa personalidade. Durante o sono, principalmente, temos o enorme trabalho de organizar todas estas memórias em nossa mente. Assim o sono é, também, um "grande funcionário público que fica arquivando memórias". É aí que entra os sonhos, pois durante os sonhos o inconsciente age fortemente sobre estas memórias fazendo com que elas sejam arquivadas (organizadas) sob uma perspectiva diferente.  

Sonhos são uma manifestação do inconsciente humano, uma parte do desconhecido até mesmo para ele próprio, mas que esta presente em sua vida o tempo todo. Os sonhos são uma conexão fundamental entre o consciente e o inconsciente, representado por um produtor de símbolos importante para comunicação entre os dois.  

Fases cientificas do sono

Quanto as fases cientificas do sono, ele é divido em 5 fases: 4 fases de sono não-REM e 1 fase de sono REM. Esta divisão entre sono REM e sono não REM tem como fundamento ser o sono REM o período onde é mais comum sonhar ( em inglês, Rapid Eyes Moviment, uma característica desta fase são os movimentos oculares rápidos ). As fases de sono não-REM são numeradas de 1 a 4. A fase 1 tem como característica ser uma fase de transição entre a vigília e o sono. O corpo está mais relaxado, podem ocorrer sensações de estar flutuando, as imagens e os pensamentos são vagos, porém o indivíduo pode facilmente recuperar a sua atenção. A medida que o indivíduo vai passando de uma fase à outra o sono vai se aprofundando. Na fase 4, que é atingida em média 1 hora após a pessoa adormecer, o indivíduo está totalmente relaxado e se encontra bastante insensível aos estímulos exteriores. Após um tempo nesta fase 4, o sono volta as suas fases iniciais em ordem decrescente, fase 4, fase 3, fase 2, para após 1 hora e meia do início do sono ter o primeiro sono REM da noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com