TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Paralisia cerebral

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 9

Paralisia cerebral

A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura do individuo. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro. A paralisia cerebral é resultado de uma desordem cerebral que ocorre durante o desenvolvimento fetal ou, raramente por conta de uma lesão cerebral após o parto..

Os sinais e sintomas aparecem durante a infância ou pré-escola. Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldade com a deglutição e geralmente tem um desequilíbrio no músculo do olho. A amplitude de movimento pode ser reduzida em várias articulações do corpo, devido à rigidez muscular. O efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são. Algumas pessoas mostram função intelectual normal, ao passo que outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes.

Indivíduos com paralisia cerebral podem ser "classificadas" de acordo com as características físicas dominantes, em espástico, discinético e atáxico.

Espático: É caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldade de movimento. Ocasionada por uma lesão no sistema piramidal, a paralisia cerebral espástica é consequente do nascimento prematuro.

DIscinético: A paralisia cerebral discinética se caracteriza por movimentos atípicos e involuntários. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal.

Atáxico: A paralisia cerebral atáxica se caracteriza por uma sensação de desequilíbrio e falta de percepção de profundidade. É ocasionada por uma disfunção no cerebelo.

http://static.tuasaude.com/img/posts/2014/07/ac0de0ec3af966622b59c303d45e9bca.jpeg

Causas

Na maioria dos casos, a causa da paralisia cerebral é desconhecida. Algumas causas possíveis são:

Infecções durante a gravidez que podem danificar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto

Trauma físico e metabólico durante o parto

Privação de oxigênio grave para o cérebro ou trauma craniano significativo durante o trabalho de parto.

Quadro Clínico

O quadro clínico claramente não é um conjunto estático de sinais e sintomas. Mas, ao mesmo tempo em que a lesão em si não é progressiva, suas manifestações mudam conforme o sistema nervoso amadurece. Os sintomas patológicos podem se desenvolver com os anos, a espasticidade pode aumentar, movimentos involuntários podem surgir. Na observação clínica, deve-se levar em consideração a extensão do distúrbio motor e sua intensidade.

Os aspectos principais da paralisia cerebral são: O retardo no desenvolvimento de novas habilidades esperadas pela idade cronológica da criança; persistência de comportamentos imaturos em todas as funções, incluindo reações reflexas primitivas; desempenho de todas as funções em padrões nunca encontrados em bebês e crianças normais, (hipertonia, hipotonia, movimentos involuntários e dificuldades biomecânicas).

Podendo haver outras áreas atingidas:

Danos visuais: Uma pequena parte sofre lesões que vão dos olhos até a parte do cérebro que interpreta os sinais provenientes do globo ocular, portanto, são cegas. Por outro lado, o controle desordenado dos movimentos, muitas vezes, afeta os músculos dos olhos; assim, a criança pode ter estrabismo e esse problema ocorre em até metade dessa população.

Danos auditivos: Problemas que envolvem os nervos auditivos e as partes do cérebro relacionadas com a audição são chamados perda de audição sensório neural é um dano sério por não haver maneira de reparar os nervos danificados.

Problemas de fala e de linguagem: Algumas crianças têm muita dificuldade para mover os músculos que controlam a formação do som, tendo a fala e a linguagem atrasadas.

Alimentação: O ato automático de pegar a comida entre os dentes e o reinício da deglutição representa atividades de difícil execução para uma criança com paralisia cerebral. Em vez disso, ela pode continuar com o padrão primitivo de sucção e deglutição.

Salivação: A criança com paralisia cerebral pode ter dificuldade em atingir o fechamento dos lábios e a deglutição regular da saliva.

Dentição: Pelo fato da criança ter dificuldade em movimentar a língua, a comida pode muito facilmente permanecer presa ao redor dos dentes aumentando a probabilidade dos mesmos se deteriorarem; a escovação regular dos dentes após cada refeição é ainda mais necessária.

Epilepsia ou ataques: Crianças com paralisia cerebral têm maior probabilidade de sofrer convulsão ou ataque em algum momento da vida. As convulsões podem ser divididas em ataques gerais, ou generalizadas, quando todo o corpo treme e a criança perde a consciência, e ataques menores, em que há um breve momento de perda da consciência, associado, talvez, ao revirar de olhos, e que podem passar despercebidos aos adultos.

Sistema motor: Os efeitos da lesão cerebral não afetam a maneira com que os membros e os músculos crescem. Por causa das anormalidades do sistema motor, se não houver ação apropriada, poderão ocorrer outras deformidades, que talvez impeçam o movimento. Há vários modos de amenizar ou modificar os efeitos da lesão cerebral. Planejando maneiras de manusear a criança para que os efeitos da lesão sejam atenuados o máximo possível.

Comportamento: Tendem a apresentar choros noturnos, são mais irritáveis nos primeiros anos de vida, as que não podem se mover não consegue manter a atenção por muito tempo.

Brincar: Quanto mais incapacitada for a criança, mental ou fisicamente, mais se deve esperar, a fim de estimulá-la adequadamente. Muita pressa ou repetição muito rápida podem detê-la na tentativa de fazer um esforço. Levando a mesma a cair em um padrão de comportamento passivo, tornando-se mera expectadora do mundo.

Distúrbio de aprendizagem leve, moderado ou severo: O processo de aprendizado deve ser permanentemente monitorado, pois, essa criança muitas vezes, demora para aprender a caminhar e a falar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com