TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Bibliografia da Malala

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

A desigualdade de gênero possui consequências que afetam diretamente direitos básicos que devem ser exercidos por meninas e mulheres do mundo, isto porque, até o século XX as mulheres não tinham direito à educação básica por terem seu papel social era atribuído ao casamento, família e procriação.

A partir da luta de movimentos, a mulher conquistou o direito à educação. A Declaração dos Direitos Humanos torna a educação um direito inerente a qualquer ser humano, mas ainda existiam países e regiões que colocavam obstáculos à frente da escolarização feminina. Malala, por sua vez foi criada em uma província onde o Talibã se instalou e em 2007 destruiu centenas de escolas, proibindo que mulheres tivessem acesso as mesmas.

Malala continuava indo à escola, mudando trajeto, escondendo materiais escolares, afim de despistar e não ser alvo por estar fazendo algo que era proibido naquele lugar. Quando Malala tinha 11 anos, a BBC procurou seu pai para pedir recomendações de meninas que poderiam falar (através de um blog) sobre como era viver em um governo extremista e autoritário. Malala ao ouvir a conversa se oferece para exercer este papel e apesar do medo do pai, que era educador, ele topa com a condição de que a mesma usasse um nome falso, conhecido como Gul Makai.

Em 2012 sua história apareceu em um documentário no New York Times, com sua identidade revelada, ela passou a dar entrevistas e foi nomeada ao prêmio nacional da criança, pelo ativista Desmond Tutu. Por fazer críticas abertas ao Talibã, Malala ganhou o prêmio nacional da paz e sua popularidade aumentou fazendo com que ela se tornasse referência mundial dando voz a milhares de jovens que não tinham seu direito garantido por leis ou por costumes.

Malala, mais precisamente em 9 de outubro de 2012, sofre um atentado e leva três tiros sendo um deles em sua cabeça. Em 12 de outubro de 2012, um grupo do Paquistão faz uma declaração publica sobre os homens que a tentaram a assassinar e o Talibã reafirma, o que acaba causando uma comoção mundial em cima deste acontecimento. Malala ficou em estado grave no hospital e foi transferida para um hospital na Inglaterra, e apesar dos médicos afirmarem o contrário, sobrevive sem sequelas.

A ONU diante de tudo isso faz uma petição com urgência para que todas as crianças do mundo (sem exceção de gênero) tivessem inscritos em escolas sobre o slogan “I AM MALALA” (EU SOU MALALA), retificando a primeira lei de educação no Paquistão. Malala então se torna uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, sua história é importante porque conscientiza mulheres acerca dos seus direitos e mostra que a luta por mudanças em uma sociedade mesmo que patriarcal,  se dá através da educação.

Desde a mais remota antiguidade a mulher na sociedade ocupou uma posição subalterna, subsidiária ou complementar ao homem. Por mais que os tempos estejam mudados e o avanço tenha notoriedade, isto porquê, as mudanças ocorreram de fato devido ao movimento feminista ao longo dos anos e serviu para fazer com que refletíssemos através de teorizações sobre a diferença entre os sexos. Contudo, a mulher ainda assim carrega um peso por ter  seu caminho marcado por toda uma sucessão de limitações acerca do gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com