TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia Monografia - O Processo de trabalho do Assistente Social no NASF

Por:   •  15/5/2018  •  Monografia  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

GRADUAÇÂO EM SERVIÇO SOCIAL

 7° Semestre

ERIK GUILHERME VIEIRA – RA: 3462215400

 Levantamento Bibliografico

SÃO PAULO –SP

2018

[pic 2]

ERIK GUILHERME VIEIRA – RA: 3462215400

Levantamento Bibliográfico

Trabalho apresentado, como exigência parcial a obtenção de conceito nas disciplinas: Tese de Conclusão de Curso I  do curso de Serviço Social, do Centro de Educação a distância CEAD da Universidade Anhanguera, UNIDERP.

SÃO PAULO – SP

2018

Sumário

[pic 3]

Introdução        3[pic 4]

Levantamento Bibliográfico        4

Introdução

Esse levantamento, é parte importante para a construção do artigo, pois nos conecta as informações necessárias para tal ação, como conhecimento do tema a ser abordado em diferentes níveis, desde sua concepção, desenvolvimento e avaliação. O núcleo temático a ser abordado por esse trabalho será a Política Social em Saúde, tendo como tema “O protagonismo do Assistente Social no Núcleo de Apoio ao Saúde da Família – NASF”, política de saúde que desperta grande inquietude pelo novo olhar apresentado em sua atuação, a aceitação por partes dos assistidos, que vêem uma profissionalização da assistência prestada pela equipe da Estratégia Saúde da Família.

[pic 5]

Levantamento Bibliográfico

  • ANDRADE, Lucas Melo Biondi et al. Análise da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no interior de Santa Catarina. Rev. Saúde e Transformação, Florianópolis, v.3, n.1, p.18-31, 2012. Disponível em:

Acesso em 19/04/2018

Nesse artigo, os autores tentam compreender a falta de articulação e conhecimento do processo de trabalho, entre a equipe do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família e a equipe nuclear da Estratégia Saúde da Família – ESF, através de pesquisas quantitativa e analise.

As questões norteadoras foram desenvolvidas sobre as atividades cotidianas da equipe de ESF, enfatizando as principais ações, os problemas enfrentados, e as resoluções tomadas.

Essa obra é de extrema importância para construção do artigo,  pois traz um histórico sobre a implantação do NASF, as dificuldade e conquistas de uma equipe multiprofissional para se integrar ao dia a dia de uma equipe de atenção básica á saúde, e também a aceitação da idéia de matriciamento por parte das equipes de ESF.

  • BRASIL. Diário Oficial da União. Lei 8142/90. Brasília DF, 28 de dezembro de 1990. Disponivel em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8142-28-dezembro-1990-366031-publicacaooriginal-1-pl.html>

Acesso em 19/04/2018

A lei nº 8142/90 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), através dos conselhos populares de saúde, sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

O Entendimento da lei é muito importante para o artigo, pois traz a regulação da participação de movimentos da sociedade na construção das políticas públicas de saúde e seu financiamento, objetos de estudo do profissional Assistente Social em sua natureza investigativa e de garantidor de direitos básicos.

  • BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. . Brasília DF, 19 de setembro de 1990. Disponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>

Acesso em 19/04/2018

A Lei nº 8080/90 dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes. A lei ainda descreve como será reorganizada a rede de atenção do Sistema Único de Saúde – SUS, sua configuração e descentralização.

Essa Lei será de extrema importância para o artigo, visando compreender a estrutura do SUS, sua hierarquia, o papel de cada ente federativo, informação essa, essencial para a atuação do Assistente Social na área da Saúde, em especial a Saúde Básica.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com