TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pesquisa em Psicologia

Por:   •  20/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PESQUISA EM PSICOLOGIA

PROFESSORA: ANDRÉA SENNA
TURMA: 3002 / SALA: F- 17 / SEXTA-FEIRA, NOITE – AB



SAUL RICHARD GOMES COSMO - 201601666748



 

TRABALHO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

FORTALEZA – CE

OUTUBRO 2019


  1. Tema: Clínica Escola de Psicologia
  2. Delimitações do tema: 
  1. Entrevista de Triagem;
  2. Visão do Estagiário.
  1. Problemática: Quais os principais desafios que o estagiário de Psicologia pode encontrar nas entrevistas de triagem?
  2. Justificativa: Devida a inexperiência do estagiário e sendo as entrevistas de triagem o primeiro contato que ele terá como Psicólogo Clínico, se faz extremamente importante a reflexão acerca das possíveis dificuldades que poderão ser encontradas pelo mesmo nessas entrevistas.

Ainda que o Serviço de Psicologia Aplicada nas Universidades seja gratuito na maioria dos casos, e os clientes sejam informados que serão atendidos por Psicólogos em formação, é necessário que seja dado o devido um cuidado ao cliente, que não haja um descaso com o mesmo e evitando quaisquer tipos de impactos negativos, ou problemas em seu atendimento e até num posterior processo psicoterápico.

Com o objetivo de atrair atenção para o tema, o trabalho apontará as potenciais dificuldades que um estagiário da clinica escola em Psicologia poderá encontrar nas entrevistas de triagem.

  1. Objetivo geral: Identificar as potenciais dificuldades encontradas pelos estagiários de Psicologia nas Entrevistas de Triagem, para possibilitar a conscientização dos supervisores e estagiários, com o intuito de diminuir a probabilidade de erros.
  1. Objetivo especifico 1: Analisar quantas e quais seriam as dificuldades encontradas pelos estagiários;
  2. Objetivo especifico 2: Refletir sobre a importância da supervisão para os estagiários da clinica escola;
  3. Objetivo especifico 3: Encontrar meios para lidar com essas dificuldades ou até evitar as mesmas.

  1. Marco teórico:

Moreira (2011) afirma que a clínica-escola traz semelhanças com o serviço ambulatorial, devido às particularidades no funcionamento quanto à clientela e ao modo de atendimento, mas se diferencia na medida em que é lugar de formação e pesquisa.

Portanto, “Isto significa considerarmos as dificuldades e os problemas com os quais nos deparamos e nos deixarmos transformar por eles. A comunidade não está a serviço do ensino; ao contrário, é a universidade que se deixa transformar por essa relação com a comunidade.“ (MOREIRA, 2011, p. 206).

A supervisão dos estagiários da clinica escola pode ser considerada como um momento de “aprendizagem e de construção de um saber totalmente diferente da sala de aula, na medida em que a transferência com o supervisor foi apontada como um elemento fundamental para que o aluno não se sentisse intimidado por este profissional mais experiente e pudesse expor e conduzir o caso atendido” (MOREIRA, 2012, p. 867).

Segundo Kristyne e Kern:

“O estudante tem o grande desafio de colocar em prática uma teoria e técnica que, muitas vezes, não vivenciou. Nesse sentido, o estudo e a supervisão devem ser profundos o suficiente para não deixar o acadêmico em um desamparo muito grande, pois basta o que já carrega por ainda não ter descoberto a si mesmo no processo psicanalítico.” (KRISTYNE & KERN, 2017, p. 251).

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema central as entrevistas de triagem na clinica escola de Psicologia e que obstáculos o estudante pode encontrar nessas entrevistas. O estagiário, por não ter tido experiência prática com atendimentos de viés clinico (por mais que tenha feito terapia, nunca atuou como Psicólogo) poderá ter complicações nos primeiros atendimentos, sendo um dos motivos destas a falta de experiência.

Tendo em vista que o Serviço de Psicologia Aplicada nas Universidades é fornecido gratuitamente, deve necessariamente ser informado aos clientes  que os mesmos serão atendidos por Psicólogos em formação, muito embora é essencial que seja dada a atenção e que haja um atendimento decente a esses clientes. É de extrema importância que sejam evitados “erros” durante os atendimentos de triagem, já que ali também pode ser o primeiro contato que o cliente tem com psicoterapia. Sendo assim, o cliente prosseguir ou não com o processo, pode ser influenciado diretamente por esse primeiro atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com