TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho visita técnica

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Visita Técnica

Conforme o solicitado trabalho, no dia 4 de abril de 2019, às 10h fomos na escola Santa Dorotéia onde fizemos a visita técnica, com a presença do psicólogo Aurami Cardoso, onde fizemos perguntas de demandas sobre a atuação no colégio e também como lida com tal, e outros aspectos.

O psicólogo então relata que trabalha com o todo, alunos, professores, gestores, os funcionários e família. Com os alunos, a sua demanda é atender as dificuldades do comportamento, aprendizagem e relações, conforme surge ele busca tranquilizar a dificuldade do momento. Conforme disse, hoje a psicologia educacional é uma grande necessidade no ambiente escolar, não é algo antigo, é novo. É uma necessidade por conta da inclusão, dos autista, TDH, Imperativo, Transtorno desafiador de oposição, com laudos depressivos, trabalhando assim com terapeutas dos alunos que são acompanhados fora, na clínica, eles então trabalham com quais dificuldade que esses alunos enfrentarão no decorrer do ambiente escolar e verificam adaptar as diferenciações, com atividades diferenciada de cada. Além do trabalho do psicólogo, contém a presença de mediadores, que são acadêmicos de pedagogia e psicologia, eles ajudam a mediar os alunos em sala, tanto os especiais quanto os “normais”, na orientação, suporte nas atividades que os alunos estão com dificuldade de realizar. Além da psicologia, o colégio trabalha com serviço social. Além do psicólogo educacional precisa de especialização para trabalhar na área, como a psicopedagogia que ajudar no nesse contexto e os recursos humanos para trabalhar com as relações. Trabalhando com palestras, sobre Bullying, questões de relacionamentos e outros temas transversais, com dinâmica na sala de aula. A demanda do psicólogo é somente pela manhã, qualquer acontecimento ou necessidade pela tarde é encaminhado para resolver de manhã. Se caso acontecesse problema que necessita resolver na tarde, é resolvido pelo assistente social e pela psicopedagoga para dar suporte ou ligam para o psicólogo para pedir orientação, mas é raro de acontecer.

No colégio tem a semana da família, trabalhando com palestra com temas especifico que detectam ao longo do ano letivo, dificuldades ou problemas que os alunos enfrentam e também com funcionários. Qualquer necessidade é encaminhada para a clínica, pois a escola e psicologia educacional não trabalha como clínica. Além de sua especialidade, precisa ter a percepção de outras áreas para identificar para qual especialidade irá encaminhar o aluno. Houve uma dinâmica diante de um conflito entre colegas de sala, trabalhando com pérolas representando cada especialidade no convívio, como a família e amigos, uma pérola representava cada um deles e o aluno foi desafiado a não deixar cair, pois se perdesse iria sentir falta. Assim tranquilizando o conflito, pois ninguém quer perder algo valioso para si. No começo do ano, o psicólogo fez uma palestra com os pais, professores, com o tema O Cuidado com o Cuidador, contando que necessariamente precisam cuidar de sua saúde física e mental, pois muitas vezes cuidam muito dos filhos, maridos, trabalho e acabam esquecendo de cuidar de si. O psicólogo relatou que não há muito problema referente aos alunos do colégio e nem demandas pesadas a se resolver.

O colégio Dorotéia tem 109 anos e conta com uma sala especialmente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com