TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno esquizoafetivo

Tese: Transtorno esquizoafetivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de algumas drogas também podem causar delírios, alucinações e descarrilhamento de ideias, mas não parece ser o caso; No filme, Nathaniel não aparece usando nenhuma droga.

O transtorno esquizoafetivo envolve uma combinação de esquizofrenia e um transtorno de humor maior ( depressão ou mania). Para ser diagnosticado com esse transtorno o indivíduo deve em algum momento ter apresentado os sintomas de esquizofrenia e de um transtorno de humor, e em outro momento ter apresentado apenas os sintomas da esquizofrenia. No filme pode-se ver algumas alterações de humor de Nathaniel, embora não pareça satisfazer os critérios de depressão ou mania, seria uma hipótese a se considerar.

Poderia ser também o caso do transtorno de personalidade esquizotípica, que é considerada uma forma leve da esquizofrenia. Os indivíduos que possuem esse transtorno podem ter crenças bizarras, ser socialmente ineptas e isoladas ou engajar-se em comportamentos excêntricos ou peculiares e podem não prestar atenção à sua aparência. Entretanto, o caso de Nathaniel, pelo que pode se perceber no filme, parece ser mais grave, além disso, ele parece ter grande convicção nos seus delírios, o que não acontece no transtorno de personalidade esquizotípica. Entretanto, é algo a se considerar também.

O transtorno esquizofreniforme, bem como o transtorno psicótico breve possuem os mesmos sintomas da esquizofrenia, diferenciando-se basicamente apenas no critério da duração deste transtorno. O primeiro é quando os sintomas duram até um mês e o segundo quando duram até seis meses. Entretanto, como foi visto no filme, os sintomas de Nathaniel já perduram por anos, portanto essas hipóteses podem ser descartadas.

O transtorno psicótico induzido também pode ser descartado, já que, pelo que mostra no filme, Nathaniel não apresenta delírios em consequência de um relacionamento próximo com um outro indivíduo que tem um delírio.

Não foi citado os subtipos da esquizofrenia como categorias nosológicas diferenciadas porque o DSM-V as considera como algo dentro de um espectro, como já foi citado. Entretanto, pode-se dizer que o subtipo de esquizofrenia de Nathaniel se encaixa mais no de paranoide, pois o tipo desorganizado não costuma ter um conjunto sistematizado de delírios como sintoma predominante, e também não apresenta estupor catatônico ou flexibilidade cerácea, típico do subtipo catatônico.

7. Descreva os aspectos psicológicos (cognitivos,

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »