TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Estágio: Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

                        

Estagiário/a: Natália Alves De Souza.

2216204035

Estágio: (x)   EBI   (  )   EBII   (   ) EBIII

Turma: 5ª A

Ênfase: (x ) Psicodinâmica do Trabalho

Título do Estágio: Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Supervisor/a: Profa. Elaini Doratiotto

CRP: 06/59936

Resenha: Documentario

Data: 28\09\2018

CARNE e Ossos. Direção: CAVACHINI Caio; BARROS Carlos. Produção Executiva: HASHIZUME Maurício. Cidade: Vale do Taquari. Repórter Brasil, 2011. Youtube.

O documentário mostra a realidade de trabalhadores dentro do mercado de frigoríficos nas regiões brasileiras, lugar onde oferece mais empregos para a classe de baixa renda.

Localizado no Vale do Taquari, os trabalhadores contam como são as dificuldades de trabalhar nesse ambiente, o estresse e a falta de segurança que prejudica a saúde é um dos principais fatores encontrados. A falta de coleta e limpeza do local impede o deslocamento do trabalhador com segurança, trabalhador que muitas vezes utiliza objetos cortantes como facas para realizar determinadas funções. A falta de prevenção e segurança é algo visível no ambiente, junto a ele encontramos problemas estruturais e as limitações físicas que ali se estabelece. Percebemos que as empresas costumam borla esses fatores quando ocorrem as visitações de segurança feitas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção). Um exemplo é o aumento da temperatura ambiente quando ocorrem as visitações ou a diminuição da velocidade das esteiras.

Os trabalhadores sentem receio de relatar tais condições com medo de represálias e até mesmo da perda do emprego,  já que os frigoríficos são a principal forte de renda da região.  

Observamos também relatos da troca de mais valia obsoluta onde os trabalhadores fazem excessivas horas extras sem receber por elas. A pressão psicológica onde existem muitas metas a serem estabelecidas pelas empresas levam os trabalhadores ao um desgaste psíquico diário, desgastes que ocasionam na debilitação da saúde física e mental. O medo de perde o emprego por motivos de saúde leva esses trabalhadores a inibi a doença evitando por muitas vezes faltarem ao trabalho por qualquer motivo, mesmo esse sendo muito importante.

Movimentos respectivos e dores musculares causadas por horas na mesma posição são um dos principais causadores de doenças nesse ambiente, junto aos acidentes causados pela falta de segurança.

O processo de negação das empresas é evitende já que muitas vezes elas preferem pagar multas nos valores de 3.000 no ano ao invés de investirem em melhorias garantindo a saúde e segurança dos funcionários.

Enxergamos que este ambiente é por muitas vezes desumano quando vemos tantos relatos do sofrimento passado por esses trabalhadores. Onde a empresa não da nenhuma assistência ao funcionário quando este não lhe serve mais. A rotação de troca de funcionários é muito grande, já que muitos precisam se afastar por motivos de debilitação da saúde e muitos outros são contratos por conta da grande demanda. Apesar do amparo do Direito do Trabalhador observamos a predominância da hierarquia e a submissão do trabalhador sobre ela já que essa é a sua única fonte de renda para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com