TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BREVE OLHAR SOBRE A DEPRESSÃO E SÍNDROME DO NINHO VAZIO NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 10

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

ADILMARA A. S. ANACLETO

UM BREVE OLHAR SOBRE A DEPRESSÃO E SÍNDROME DO NINHO VAZIO NA TERCEIRA IDADE

ROLIM DE MOURA – RO

2016

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

ADILMARA A. S. ANACLETO

UM BREVE OLHAR SOBRE A DEPRESSÃO E SÍNDROME DO NINHO VAZIO NA TERCEIRA IDADE

Estudo apresentado como pré-requisito na disciplina Psicologia da Vida Adulta e da Terceira Idade, para a obtenção de nota parcial no curso de Psicologia / 2016, da Faculdade de Rolim de Moura–FAROL. Orientação: Antonio Carlos Zandonadi.

ROLIM DE MOURA – RO

2016

INTRODUÇÃO

Diante da realidade das transformações iniciadas no último século inclusive o aumento da população observa se que essa população está cada vez mais envelhecida, e tendo em conta a expectativa de vida cada vez mais alta, vários estudos têm sido desenvolvidos de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.

Envelhecer é um processo natural que ocorre desde que nascemos, porém, fica mais evidente após a terceira idade. A qualidade do envelhecimento esta relacionada diretamente com a qualidade de vida a qual o organismo foi submetido.

O objetivo deste estudo, além de realizar uma correlação da teoria com a prática apresenta o envelhecimento natural e contempla análise dos dados colhidos durante a entrevista será abordado também a depressão na terceira idade e a síndrome do ninho vazio. O questionário é simples e rápido para avaliar as funcionalidades do idoso. As perguntas dizem respeito a situações comuns do dia a dia e respondidas pela própria idosa. O questionário tem 16 perguntas e aborda temas como auto percepção da saúde, capacidade para fazer atividades (tomar banho sozinho, fazer tarefas domésticas, sair sozinho para fazer compras, administrar o próprio dinheiro), humor (se há tristeza ou desânimo para fazer coisas consideradas interessantes), cognição e habilidades sociais.

A ENTREVISTA

A colaboradora desta pesquisa A. C. S. de 67 anos, professora aposentada, separada há 25 anos, mãe de cinco filhas, duas das filhas que moravam ainda com ela em menos de um ano casaram se e saíram de casa culminando segundo ela numa apatia, tristeza e falta de esperança e até as atividades que gostava de realizar havia diminuído, paralelamente, a paciente estava na menopausa e aposentada.

No decorrer da entrevista relatou seu sofrimento pelas situações que havia vivido, e que além da menopausa, da saída das filhas de casa ainda tinha a questão da aposentadoria e afastamento das companheiras de trabalho no qual conviveu por longos anos, questões que estavam afetando sua autoimagem e autoestima.

Na auto percepção da saúde considera boa, mas que poderia ser melhor se tivesse dado a devida atenção e aproveitado para se cuidar enquanto jovem, devido a sua condição (de estar sempre cansada) vai às compras o mínimo possível. A mesma faz suas finanças, paga as contas e mantém a casa, remédios e supre suas necessidades básicas.

Suas atividades diárias hoje realiza com mais ânimo, porém um tempo atrás deixou de realizar devido não sentir nenhuma vontade de fazer por estar sempre cansada, triste, desanimada e sentindo se sozinha e desvalorizada. Na parte cognitiva está ficando esquecida sempre está procurando chaves, bolsa, pasta, papéis dentre outros objetos. Quando foi solicitado para falar das habilidades sociais, ou seja, das atividades que gosta de realizar a colaboradora emocionou ao lembrar que foi graças a atitude de sair de casa e pelo apoio da família de frequentar grupos de idosos que a ajudou a sair da depressão adquirida devido passar pela síndrome do ninho vazio que agravou devido a outros fatores como a menopausa e sentimento de abandono por parte profissional. Atualmente frequenta os grupos de oração, grupo de Mulheres de Lenço e sempre participa de eventos familiares coisas que algum tempo atrás não fazia. Deixa claro que o que mais gosta de fazer é ir às quartas-feiras no Centro de Idosos aqui da cidade conta que realiza várias atividades lá, mas que prefere dançar, paixão antiga que ficou esquecida devido aos afazeres da vida. Relata que lá estão amigos que também já tiveram depressão e que espantam um vai ajudando o outro. O centro do idoso atualmente tem 360 idosos, conta com atividades de jogos, crochê, baralho, dominó, danças de ciranda, recebem atendimento de saúde a médica vai uma vez por mês, afere a pressão arterial, vacinação e espera se futuramente também haver atendimento psicológico. Quanto a participação da psicologia neste caso a mesma desconhece o papel do psicólogo e garante se tivesse condições iria consultar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. O envelhecimento como processo natural

Vecchia (2005) define que o envelhecimento é constituído de um conjunto de modificações fisiológicas irreversíveis e inevitáveis acompanhadas de mudança do nível de homeostasia do corpo. De acordo com o autor as pesquisas do fenômeno biológico do envelhecimento representa a última das três fases do ciclo vital do organismo sendo as duas primeiras a infância e a maturidade.

O termo “terceira idade” foi proposto para esse estágio de vida pelo francês Huet, na revista Informations Sociales (1962), que dedicava o número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com