TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA E AS RELAÇÕES FAMILIARES DOS IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

Por:   •  31/10/2019  •  Artigo  •  6.308 Palavras (26 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 26

Prática Integrativa IV

Curso de Psicologia - CCS

Universidade de Fortaleza

Novembro/2014

  1. UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA E AS RELAÇÕES FAMILIARES DOS IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.

Cristiana de Oliveira Marcelo

Prof. Orientador: Luciana Queiroz 

Resumo  

        

        Esta pesquisa buscou compreender as relações afetivas entre idosos institucionalizados e seus familiares, sendo realizada em uma instituição de longa permanecia para idosos – ILPI.  Existe uma série de fatores que interferem na permanência dos idosos junto aos seus familiares. Os relacionamentos afetivos estão cada vez mais complexos e comprometedores com as necessidades individuais de cada um, os cuidadores, que muitas vezes eram mulheres, hoje já não se encontram totalmente disponíveis no domicílio, devido ao aumento considerável da necessidade de trabalhar para ajudar, ou mesmo em muitos casos, sustentar seus lares. Muitas vezes o idoso acaba absorvendo esta situação, principalmente as decorrentes de ordem financeira e social, pois alguns se encontram incapacitados para permanecerem sozinhos e necessitam de cuidados especiais e contínuos. Nos últimos tempos, o que vem contribuindo intensamente para inserção do idoso em uma ILPI são as dificuldades no convívio entre gerações, salários insuficientes para mantê-la, a classe trabalhadora vê-se impossibilitada de abrigar seus idosos, sendo a única opção uma ILPI, que muitas vezes chega a ser também a escolha do idoso ,com a institucionalização do idoso as relações familiares vão ficando a cada dia mais instável.

Palavras-chave: Instituição, Família, Idoso, Relações familiares.        

Introdução

        O presente artigo é resultado do trabalho elaborado a partir da disciplina de Práticas Integrativas IV, do Curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde – CCS da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. O mesmo tem como objetivo geral atuar em uma organização social a fim de compreender sua estrutura e funcionamento, utilizando-se de técnicas inspiradas no método etnográfico, entrevistas e pesquisas documentais. 

Então para o objetivo geral da disciplina e realização do trabalho buscamos narrar, investigar e analisar acerca do trabalho desenvolvido com o idoso dentro da instituição e a relação afetiva familiar com o idoso institucionalizado. E os objetivos específicos foram os seguintes: Obter informações de funcionários a fim de compreender sua estrutura e o funcionamento  da história da instituição, verificar como se dá o processo de institucionalização e investigar através dos relatos dos próprios idosos, se eles recebem essa visitas e analisar se os mesmos se sentem acolhidos na relação idoso/família.

O trabalho foi desenvolvido no Lar Torres de Melo que abriga pessoas idosas de ambos os sexos, com história social familiar considerada carente. Os residentes são assistidos integralmente, nas suas necessidades básicas como alimentação, vestuário, lazer, medicação, assistência funeral, dentre outras…

        O Lar Torres de Melo, foi fundado em 10 de agosto de 1905, é uma instituição centenária, filantrópica chamada inicialmente como Asilo de Mendicidade do Ceará, tinha por objetivo acolher moradores de rua, quando em 1979 por força da lei, teve de mudar seus estatutos, especificando o tipo de usuário e modalidade de atendimento, neste caso, já que tinha 280 idosos residentes, recebeu a denominação atual de Lar Torres de Melo, por votação unânime da Assembleia Geral, em homenagem a José Ramos Torres de Melo. No mesmo período em que houve a mudança de nome da instituição, nesta época teve início o convênio com o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), fazendo com que a instituição tivesse a assistência ao idoso como atividade única.

        Atualmente a instituição atende cerca de 224 idosos residentes, 104 homens e 120 mulheres acima de 60 anos, além de 50 idosos do Projeto Conviver, que são da comunidade circunvizinha, durante duas vezes da semana no período da tarde, oferecendo-lhes a assistência existente no lar e com vistas à interação entre os idosos internos com os idosos externos, à noite eles retornam para suas casas. O horário de funcionamento é em tempo integral com regime de escalas e plantões para os funcionários, entretanto para visitantes é das 13h00 as 16h00 da tarde.

        O que nos motivou durante a escolha da instituição foi conhecer como é o trabalho desenvolvido com idosos institucionalizados, as questões que envolvem a velhice, e também como futuros profissionais visamos atender diversos grupos de pessoas assim como os mais velhos.

        Portanto o trabalho se inicia com a metodologia, seguido dos resultados e discussão. A partir das informações coletadas a análise partiu da disciplina de psicologia, instituições e organizações sociais, utilizamos também a psicologia do adolescente, adulto e velhice e da psicologia da família. Por fim, a conclusão faz parte da nossa percepção acerca do assunto.

        As questões que envolvem a realidade dos idosos na instituição são diversas, algumas delas são os desafios da convivência com o outro, por causa da diferença de comportamento entre eles, o período de adaptação daqueles que acabam de chegar à instituição. E devido a isso acarreta problemas emocionais.

        Perdas físicas e afetivas são sofridas com maior intensidade e numa frequência maior que qualquer idade. A angústia, o medo do novo, o desejo de viver a situação antiga, já conhecida, o estigma da morte iminente e outros mitos povoam a mente do velho e o conduzem a um estado de maior insegurança. A negação é um dos resultados desse confronto, tanto quanto a entrega total e depressiva, que restringe ainda mais o horizonte da vida. (FRAIMAN,1995, p,27)

        De acordo com Gonçalves (2004), ainda que a família não esteja relacionada diretamente à doença e à dependência dos idosos, o crescimento da população dessa classe indica um aumento do número de pessoas em situação de saúde frágil, apresentando debilitação e dependência, na maioria das vezes, a grande quantidade de cuidados dispensados às pessoas idosas, debilitadas, acaba sendo da responsabilidade da família. A relação de cuidado que se estabelece entre as famílias e seus idosos ocorrem com base no significado da família e da velhice. A responsabilidade que os filhos têm para com seus pais, está fundamentada na perspectiva de uma reciprocidade esperada, que se manifesta na retribuição pelo cuidado recebido na infância e no amor filial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (234.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com