TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM SAUDE MENAL E ATENÇÃO PSICOSOCIAL

Por:   •  10/3/2021  •  Resenha  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAUDE MENAL E

ATENÇÃO PSICOSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno: Livia Pinto Maciel

Trabalho da disciplina: psicofarmacologia

                                                                     Tutor: Prof. Glaucio Dire

Petrópolis

2021

Farmácias Similares:

Saúde publica e privada para base da pirâmide no México

Referência:

Gonzáles Torres, Victor. Saúde publica e privada para base da pirâmide no México. Harvard Business School, April, 2011. Disponível em: CHU, Michael.    Garcia-Cuellar, Regina. 311 \u2013 P03. Rev: April 27TH, 2011. Acesso em 11 de fevereiro, 2021.

Introdução

             O artigo fala sobre avanços em relação à saúde no México, dentro do setor público e privado, direcionados para população de baixa renda. No governo do ex-presidente Vicente Fox, foram instauradas varias iniciativas para população mais simples, no entanto, segundo o artigo, antes disso vieram as ‘farmácia similares”, conhecidas popularmente como farmácias Simi ou simplesmente Simi. Uma rede de farmácias que atuava vendendo medicamentos “similares” aos originais (daí o nome) com um preço mais acessível à população de baixa renda do que no mercado tradicional. Também eram oferecidas consultas médicas por um valor mais baixo, no intuito de ofertar um maior acesso da população. Assim Victor Gonzáles Torres se transformou seu negocio num sucesso, pois nunca antes os setores privados e públicos tinha priorizado tanto a saúde e o acesso de todos .

Desenvolvimento

           O artigo  é Narrado em primeira pessoa pelo próprio pesquisador, ele conta a história de Victor Gonzáles Torres, criador de um império farmacêutico. No enredo relata a história do sistema de saúde do México, como a reforma desse sistema de saúde em 2003. A origem da farmácia simi e a revolução da indústria farmacêutica descreve o impacto das farmácias no setor publico de saúde do México, sendo hoje a maior rede de farmácia da America latina, servindo todo o setor de baixa renda, dedicada a medicamentos genéricos de baixo custo.

           As farmácias SIMI, diferentes das convencionais, onde vendiam produtos genéricos a baixo custo, o que revolucionou a indústria farmacêutica e o panorama da saúde como um todo. Essas farmácias se expandiram rapidamente, dentro de campanhas de publicidade em massa que tinham um slogan popular: “o mesmo, só que mais barato”. O México atingiu vendas extraordinárias em 2004, dos quais a maior parte era de origem privada.

            Com o passar do tempo e o forte crescimento da rede a indústria farmacêutica intensificou seus questionamentos quanto à qualidade dos produtos oferecidos pela SIMI.

Por ser uma empresa privada as farmácias Simi cuidavam do seu próprio panorama financeiro sem expor publicamente seus demonstrativos, com a renda gerada cobriam custos das mercadorias vendidas, despesas das lojas, funcionários e outras.

            A maioria das farmácias era localizada nos bairros de baixa renda e associada a uma clinica medica, por um custo bem abaixo do mercado, com o objetivo de servir e com uma rede médica que a população pudesse confiar. Mesmo com setor publico atuante a população ainda tinha que recorrer ao setor privado de saúde , em 1995, o IMSS abriu um programa voluntario de seguro de saúde publica voltado para trabalhadores autônomos ou informais, chamado seguro saúde para a família (SSF).

          É interessante observar que as farmácias Simi deixavam bem amplas o acesso das pessoas que passavam na rua para a farmácia, onde podiam ter acesso aos preços ate mesmo da calçada, diferentes das outras farmácias.

          Em 1998, uma reforma nas leis nacionais de saúde trouxe uma diferenciação exclusiva para indústria farmacêutica mexicana. A maioria dos países separava os medicamentos em dois grupos: genéricos e os de marcas. Nenhum produto era incluído se não fossem vendidos a trinta por cento menos do valor do seu equivalente de marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com