TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Encontro Com Lacan

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  1.550 Visualizações

Página 1 de 3

‘’Um encontro com Lacan’’

Lacan era visto como uma pessoa absolutamente surpreendente e o vídeo foi uma forma de mostrarem isso para que todos saibam. Lacan nasceu em 1901, em uma família católica, era “vivo” e “livre”, demonstrava uma liberdade divertida que contrastava a rigidez a formalidade e a seriedade dos psicanalistas da sua época.

Trata-se de um analista atualizado, Lacan era de um saber extraordinário, de uma singularidade em suas analises o que desafiava seus pacientes, tudo isso vinha do que ele vivenciou no consultório. Era de uma gentileza e atenção extraordinária com seus pacientes, um analista gentil, Lacan ocupava-se de ouvir aquele que lhe falava, ele dava muita atenção no que era dito por os pacientes. O consultório é conservado não para ser um museu, mas sim por ter sido um lugar muito importante para todos que estiveram lá, porque ainda sentem a presença de Lacan no local, pois ele fazia parte do seu consultório. Para a história da psicanalise e para a história universal, Lacan era muito procurado as sessões não tinham horário certo e não tinha um determinado preço cada caso era um caso e dessa forma era como era cobrado, nas sessões elas permaneciam com as portas abertas, e o local de se esperar para a sessão as vezes tinha tanta gente que não tinha nem um lugar vago outras vezes eles ficavam totalmente a sós.

 Lacan perguntava a seu paciente o que realmente você quer? Ele conseguiu interrogar a pessoa no mais íntimo do seu ser, valorizava as experiências individuais. Ele queria provocar o interesse de seus pacientes em algo além dos seus interesses óbvios. E o sintoma para ele era o que as pessoas tinham de mais real. Ele dava muita importância aos sintomas para poder domestica-los e transforma-los. Lacan introduz a singularidade do indivíduo “um a um”. É interessante quando um paciente cita que Lacan ele te segurava com uma mão, mas com a outra ele te “estratonava” que ele sacudia os pacientes, ele sabia da um apoio, mas também sabia exatamente onde tocar, ele trouxe grandes mudanças à vida de seus pacientes. Apesar de Lacan jamais ter conhecido Freud, ele era completamente ligado a Freud, e outro fato interessante é o relato de um ex Padre que foi acompanhado por Lacan, ele abandonou a igreja, mais não foi influenciado pela Psicanálise, e relata jamais ter perdido a sua fé. Quando um paciente querendo interromper sua análise pergunte a Lacan: Porque é tão difícil analisar o inconsciente? “A verdade é sempre difícil de suportar e a psicanalise acaba por mostrar a nos mesmo o que preferíamos ignorar quanto mais nos aproximamos da verdade da nossa história, mas temos vontade de lhe dar as costas.” Foi por isso que ele explicou que ele sempre desencorajou os que procuravam apenas “para se conhecer melhor” isso não basta e preciso que alguma coisa falte desiquilibre e intrigue para prosseguir com as sessões. É preciso desejar que algo crucial mude na existência.

E quando ele publica o caso aime ele rompe com todos os seus mestres de psicanalise na época, porque ele queria mostrar que com um estudo aprofundando se pode dizer muito mais coisas do que reunindo uma grande quantidade de casos como era feito naquela época. O Objetivo de Lacan era fazer com que o paciente dê um novo sentido, direção, e fazer com que ele veja seus sintomas de outro ângulo, de forma que ele dê um novo sentido ao seu sintoma. Resumindo, Lacan era um profissional excepcional que despertou o interesse de diversas pessoas/pacientes e ganhou a admiração de cada uma delas com suas analises Psicanalistas, verdadeiras e ricas em conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com