TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “UM ENCONTRO COM LACAN”

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “UM ENCONTRO COM LACAN”

A partir do documentário, o que você pode dizer sobre a importância das palavras para Lacan?

Segundo o documentário, para Lacan, toda e qualquer palavra tinha um peso e uma importância na fala do analisando de modo que mantinha a atenção ao que era dito até mesmo naquilo considerado cotidiano e trivial pelos seus pacientes - o que para Lacan talvez fosse ainda mais significativo. Tais palavras eram apreendidas e utilizadas na análise com intuito de promover o desenvolvimento da sessão, já que Lacan sabia as palavras importantes para os analisando e as usava em momentos específicos. Um ótimo exemplo dado no documentário é a atenção de Lacan enquanto uma analisando contava um sonho (o sonho sobre a invasão da GESTAPO) o associando ao sofrimento que havia passado e utilizando um modo específico de referir-se a ele; nesse momento Lacan faz um gesto com intuito de ressignificar a expressão tomada do modo como foi pela analisando, surtindo efeitos até o momento da entrevista (a analisando expressa o valor do gesto/ato dizendo da memória ter permanecido vívida após tanto tempo)

De acordo com o documentário, porque podemos dizer que Lacan era freudiano?

O documentário expressa que Lacan estendeu e contribuiu com a obra de Freud ao invés de tentar ultrapassá-la no seu objeto de lida e de análise. O exemplo dado se refere a famosa frase de Lacan “O inconsciente é estruturado como linguagem”, mostrando o próprio autor associando-a ao que que Freud já havia dito ao seu modo por meio da interpretação dos sonhos, atos falhos e chistes; nos quais o sentido real estava encoberto por uma espécie de codificação, necessitando ser desvendada para atingir o seu motivo de ser. Desse modo enaltece a sua leitura de Freud, fornecendo - é claro - uma maneira própria de interpretar o inconsciente e sua dinâmica, mas sem necessariamente contrariar os dizeres de Freud no seu âmbito mais original.

Qual a explicação trazida pelo documentário - fornecida por um dos entrevistados - para os “cortes” realizados por Lacan das sessões de análise?

A explicação fornecida era o aparecimento do inconsciente e a parada abrupta para que essa aparição não fosse reprimida ou justificada durante a análise, escondendo o valor real do que havia irrompido. Desse modo, valorizando o que surgia involuntariamente e interrompendo o processo de “apagamento” (termo usado pelo entrevistado) o analisando teria mais material sobre o que refletir ao invés de reformulá-lo e perdê-lo de vista novamente.

Qual era a relação do dinheiro com a análise para Lacan segundo mostra o documentário?

No documentário, diz-se da não relação de Lacan no quesito dinheiro aos rituais da burguesia ou das formalidades; o interesse do psicanalista era a própria análise. Essa passagem dá a entender da passagem do valor simbólico do dinheiro e do pagamento para o real, da sua função não como relação comercial entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com