TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um relatório que descreve o paralelo entre um filme moderno e a orientação das pessoas modernas

Projeto de pesquisa: Um relatório que descreve o paralelo entre um filme moderno e a orientação das pessoas modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

Daí Tainá você tem que comparar o que a entre o texto e o filme..

Etapa 1

Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme tempos modernos e a moderna gestão de pessoas, com no Maximo 2 pag.

Gestão de pessoas é um processo de reestruturação que vem influenciando mudanças de um mercado crescente usando estrutura organizacional e suas estratégias.

Na gestão moderna os gestores precisam se adaptar e aprender a lidar com as mudanças que vem crescendo no dia-a-dia, o objetivo é colocar em prática as tradições inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações, é nesta hora que os gestores tem que estar preparados para atuar um conceito inovador de gestão de pessoas.

Na gestão de pessoas existe uma forte tendência para a concentração para a prestação de serviço para as demais áreas empresariais e isso acaba sendo uma imagem negativa para o gestor, a integridade e desenvolvimento da empresa dependem exclusivamente de seus colaboradores a prestação de serviço depende da equipe de gerentes, supervisores e funcionários para execução de seus projetos para que o sucesso seja efetivo. Porém este sucesso não depende apenas do gestor e sim do grupo inteiro para adquirir as iniciativas das mudanças e SOS programas e da qualidade da equipe a responsabilidade de todos os gestores deve ser observada uma serie de atividades recursos, pressões, estímulos, obstáculos, imprevistos uma equipe bem liderada com certeza irão desenvolver bem seus trabalhos e seus compromissos e responsabilidades, para que aconteçam as mudanças o gestor deve analisar e verificar dentro de sua equipe quais são as pessoas fundamentais para que a execução não tenha perda em sua linha de produção, pois é preciso um fundamento e obter claramente estes dados e deixando as influencias negativas de lado e buscando cada vez mais as mudanças necessárias para cada funcionário.

A gestão de pessoas tem seis processos dinâmicos que são: processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, ou seja, tende ter as habilidades de um líder. Com uma gestão moderna é descentralizada as decisões do gestor vem cada vez mais sendo com co- participação entre os setores. Quando á descentralização as organizações vem ganhando mais espaço dentro das mesmas, que anteriormente eram limitadas, dispersam entre si estratégias, ganhando visão nas praticas de RH e passa a ter necessidade de cada vez mais buscar atividades que venham dar funcionalidade nas tarefas burocráticas.

Enfim o conceito de gestão moderna de pessoas nada mais é do que a formação de grupos em determinada organização, , as pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro das organizações, na verdade nascemos e crescemos dentro dela, somos educados, mudamos costumes, adquirimos experiências e levamos também experiências para elas. Os gestores participam da organização e se modificam conforme as mudanças que ocorre no mundo empresarial, essas mudanças dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atividades que o gestor impõe a cada membro.

Filme tempos modernos

O filme fala sobre a revolução industrial, após a crise imediata de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte americana, levando grande parte da população ao desemprego. Fica evidente a grande insegurança causada pela crise. Trabalhadores eram tratados como peças de grande engrenagem, realizavam serviços extremamente braçais, movimentos sincronizados e repetitivos. Não há preocupação, por parte da empresa, com o bem estar e Condições de trabalho. Chaplin nos passou a imagem social, mostrando as maquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanças Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que ficar internado por um bom tempo. Quando Chaplin recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comissões de protestantes. Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernas, com a situação atual, podemos afirmar que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio econômica do homem continua religada o segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento.

COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS

Na gestão de pessoas os empresários precisão se adaptar as mudanças , já no filme Tempos modernos isso não acontece pois os funcionários são obrigados todos os dias a fazer o mesmo processo produtivo muitas vezes ate mesmo sem comer e tentando fazer com que eles não parassem para nada.

Hoje em dias as pessoas trabalham ,entretanto não é só como trabalhar elas tem liberdade de tempo para almoçar de fazer novas amizades dentro da instituição , e também as empresas buscam sempre não fazer tanto trabalho repetitivo ,ter folgas e sempre que a empresa consegui faz palestras e treinamento sempre para melhor o desenvolvimento operacional dentro de cada instituição, já no filme o Chaplin tem muito estresse no trabalho faz todos os dias trabalhos repetitivos.

Vemos também que na gestão de pessoas as pessoas tem direitos trabalhistas caso a pessoa achar que foi devidamente injustiçado pela empresa ele recorrera a justiça para busca de seus direitos.

Já no filme as pessoas da empresa só trabalhavam por muito pouco através do sistema de esteiras moveis o que para classe patronal somente trazia a mais valia deixando os patrões descansados pois os empregados não tinham nenhum direito trabalhistas e não podiam recorrer a nenhum órgão devido medo da crise do desemprego chegar novamente .

Dentro de cada empresa existem os setores onde cada pessoa faz o seu trabalho sem excesso de trabalho juntamente com os demais integrantes , e dentro de cada instituições temos os gestores os nossos chamados de lideres que geralmente estão sempre ali para nos auxiliar.

No filme só vemos que os devidos gestores fiscalização quando Chaplin vai ate no banheiro regulando tempo e sempre fiscalizando sem a pessoa ter sua própria privacidade e depois ele volta a fazer o seu trabalho repetitivo todos os dias da mesma forma , e sempre os patrões sentados olhando os funcionários e passando para cada gestor ir fiscalizar oque estão fazendo que não voltaram ao trabalho novamente onde naquela época a mais valia era muito inadimplente com as pessoas.

Os gestores participam da organização e se modificam conforme as mudanças que ocorre no mundo empresarial, essas mudanças dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atividades que o gestor impõe a cada membro.

Naquele tempo da mais valia os empresários não precisavam se preocupar com os funcionários pois os “gestores” estavam sempre fiscalizando os empregados, o que traziam para os patrões da instituição o triunfo patronal ,portanto para eles os funcionários era robôs , mais para isso uma hora os patrões iriam ter que cai de suas cadeira pois as greves chegam e quem bateu na porta pela melhoria no trabalho foram as leis e os trabalhadores.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »