TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da biblioteca de brinquedos na escola

Projeto de pesquisa: Uso da biblioteca de brinquedos na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO..

Este trabalho visa refletir o uso da brinquedoteca na escola, como atividade complementar no processo ensino e de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor. A criança que brinca pode transpor ao mundo dos adultos, pela via da experimentação e do que esta propicia na representação do mundo. O espaço da instituição nesse sentido dever ser um espaço de vida e interação, aos materiais oferecidos onde auxiliam na construção da aprendizagem. As atividades desenvolvidas na escola e recursos didáticos utilizados pelo professor devem ir além da sala de aula e propiciar a valorização do educar.

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial no espaço educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis.

Esta pesquisa objetiva situações que desenvolvam aprendizagem significativa como um grande desafio da atualidade: a brinquedoteca, pois esta favorece alternativas que contribuem a integração, o lúdico, os brinquedos, as brincadeiras de faz de conta, música, teatro entre outros.

Dessa forma percebemos que a brinquedoteca estimula o imaginário das crianças a ludicidade, facilitando seu processo de aprendizagem e não permitindo que a criança seja precoce em sua infância.

DESENVOLVIMENTO

Para que serve uma Brinquedoteca?

>Acima de tudo, para fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante. Além disso, são também objetivos:

>Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;

>Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;

>Favorecer o equilíbrioemocional;

>Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade;

>Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas;

>Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento >intelectual, social e emocional;

>Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;

>Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

Objetivo da Brinquedoteca:

O objetivo principal da brinquedoteca de pesquisa e lazer é uma maior e melhor utilização dos espaços existentes, e especialmente, a uma ampliação nos serviços oferecidos à comunidade, às escolas e principalmente às crianças. Desta forma, a criação de um espaço estruturado para brincá-lo possibilita às crianças mais uma opção de lazer e o lúdico.

. Considerações finais

Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acreditamos que devemos vê-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com