TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varias Abordagens Sobre Desenvolvimento Infantil

Ensaios: Varias Abordagens Sobre Desenvolvimento Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

As diferentes abordagens do desenvolvimento

A maioria dos pesquisadores do desenvolvimento cognitivo usa uma de quatro abordagens para o estudo de tais questões:

• Abordagem Comportamentalista ou behaviorista: Estuda a mecânica básica da aprendizagem. Ela preocupa-se em como o comportamento muda em resposta à experiência. Desde que tenha um reforço positivo. No início deve ser primário (balas, brinquedos), gradualmente poderá ser substituído pelo social, como elogios. Assim, o comportamento se mantém.

• Abordagem Piagetiana: Observa as mudanças na qualidade do funcionamento cognitivo, ou o que a pessoa é capaz de fazer. Ela se relaciona com a evolução das estruturas mentais e como as crianças se adaptam a seu ambiente, sustentando que a cognição se desenvolve em etapas.

• Abordagem Psicométrica: Tenta medir as diferenças individuais em termos de quantidade de inteligência, quanta inteligência uma pessoa tem. Quanto mais alto o escore de uma pessoa num teste de inteligência, mais inteligente presume-se que ela é.

• Abordagem do processo de informações: Concentra-se nas diferenças individuais quanto ao modo no qual as pessoas usam sua inteligência. Ela procura descobrir os processos envolvidos na percepção e no manuseio da informação.

• Abordagem Behaviorista: Os bebês aprendem a sugar um mamilo? Provavelmente não. Mamar é um reflexo com o qual nascem. Mas, mamar logo se torna um comportamento aprendido quando leva à satisfação de ter enchido o estômago.

Os seres humanos nascem com a capacidade de aprender a partir da experiência. Os bebês aprendem com o que veem, ouvem, cheiram, degustam e tocam. A maturação é essencial para essa capacidade crescente de aprender.

Certas capacidades neurológicas, sensórias e motoras devem estar presentes antes que a aprendizagem relacionada possa ocorrer. Os teóricos da aprendizagem reconhecem a maturação como fator limitador, porém não se concentram na mesma. Seu principal interesse são os mecanismos pelos quais as pessoas aprendem.

Os behavioristas estudam dois processos simples de aprendizagem: condicionamento clássico e condicionamento operante.

No condicionamento clássico, uma pessoa ou um animal aprende a responder automaticamente a um estímulo que originalmente não provocava a resposta. Ou seja, a pessoa aprende a antecipar acontecimentos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/27329/desenvolvimento-cognitivo-das-criancas-de-0-a-2-anos#!2#ixzz3UftFQVKZ

O desenvolvimento cognitivo se dá em quatro períodos (PAPALIA & OLDS, 2006):

- O período sensório-motor (zero a dois anos), caracterizado pelas atividades reflexas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com