TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variação Do Comportamento

Dissertações: Variação Do Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

VARIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E PERSONALIDADE:

COMO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO INTERPRETA?

Ao longo da história o comportamento humano sempre foi alvo de indagações. Basta pararmos um pouco, para observarmos que vivemos diariamente analisando e questionando as variações de personalidade e comportamento de nossos colegas, parentes, pessoas famosas e principalmente o nosso. Pode-se dizer de certa maneira, que a análise comportamental sempre esteve intrínseca no homem, pois o anseio em saber o porquê de determinadas atitudes humanas tem se mostrado latente tanto na sociedade antiga como na pós- moderna. A busca pelo auto-conhecimento tem sido cada vez maior, isto em decorrência dos grandes questionamentos e dúvidas que tem levado a muitos à problemas psicológicos oriundos da incerteza de quem realmente são. Nesta busca, podemos constatar que diversas teorias e conceitos foram desenvolvidos para explicar a ação humana. Estas teorias denominadas como teorias da personalidade procuram explicar a personalidade juntamente com os elementos que a compõem e suas variações.

Dentre esta grande gama de teorias podemos destacar a Análise do comportamento, postulada por Skinner. Sob o ponto de vista desta teoria a variação do comportamento e personalidade está altamente ligada à interação existente entre indivíduo / ambiente. A atitude humana é fruto do contexto a que ela está inserida. As características que compõem uma personalidade, como timidez, egoísmo, orgulho, agressividade, extroversão, entre outras, não são as causadoras de determinadas atitudes. Segundo esta teoria, timidez e egoísmo por exemplo, são apenas um nome dado para uma categoria de comportamento originado por um dado contexto. Elas (timidez, egoísmo) não são as causadoras do comportamento, elas são o rótulo (nome) do comportamento causado pelo ambiente.

Skinner destaca que em uma mesma pele podemos encontrar um homem de ação e o sonhador, o solitário e o de espírito social. Diferentes “personalidades” poderão se manifestar em uma mesma pessoa, dependendo das circunstâncias. Como por exemplo, podemos citar o fato de uma mesma pessoa poder ser tímida perante um grupo de amigos, mas extrovertido diante seus familiares. De acordo com a Análise do comportamento, as pessoas possuem sistemas de respostas apropriados a diferentes conjuntos de circunstâncias.

Apesar de ser fato comprovado que as variações comportamentais ocorrem de acordo com diferentes contextos. Existe na sociedade uma cobrança para que as pessoas sejam as mais estáveis possíveis em seu comportamento. Com isso, mesmo que determinadas situações exijam que por exemplo um corajoso haja com “covardia” (cautela), ele prefere seguir o padrão de comportamento corajoso por sentir-se forçado a isso pela sociedade. Além dessa cobrança, existe também todo um sistema que restringe o comportamento através das regras impostas na sociedade. A legislação e os costumes /tradições de cada sociedade agem como freios comportamentais.

Podemos verificar deste modo que a Análise do comportamento nos apresenta uma proposta coerente de se entender as variações comportamentais, pois realmente todos os dias podemos vivenciar diferentes tipos de comportamentos dependendo do contexto no qual estejamos inseridos.

Com isso, concluímos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com