TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vende-se POLO SEDAN 1.6 8V

Artigo: Vende-se POLO SEDAN 1.6 8V. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

s técnicas de orçamento de capital que desconsideram o risco do projeto na tomada de decisão sobre o investimento, são: Taxa Média de Retorno (TMR), Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Índice de Lucratividade (IL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).

A Taxa Média de Retorno (TMR) é um método muito simples que mede a lucratividade do projeto. Consiste em dividir a média dos lucros líquidos anuais futuros pela metade do investimento inicial. Embora seja muito utilizada por ser de fácil entendimento, a TMR desconsidera o valor do dinheiro no tempo, usa o lucro contábil ao invés do fluxo de caixa, desconsiderando o valor da depreciação; não agrega o valor residual ao seu cálculo e desconsidera a sequência cronológica dos lucros líquidos.

O Período de Recuperação do Investimento (Payback) calcula o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial. Diferencia-se da TMR por usar a entrada de caixa (lucro líquido + depreciação) ao invés do lucro líquido. Sua principal vantagem é a simplicidade e o fácil entendimento e como desvantagem pode-se elencar o fato de desconsiderar o valor do dinheiro no tempo e não servir como uma medida de lucratividade.

O Valor Presente Líquido (VPL) baseia-se no valor presente do fluxo de caixa futuro de um projeto, se este for positivo o projeto deve ser aceito e se for negativo deve ser rejeitado. Tem como vantagens usar o fluxo de caixa ao invés do lucro líquido, reconhecer o valor do dinheiro no tempo e aumentar o preço das ações e riqueza dos acionistas. Como desvantagem há o problema de não ser possível precisar com exatidão o valor dos fluxos de caixa, bem como as taxas de desconto. Mesmo usando taxas diferentes para projetos de acordo com seu tempo de duração nunca se sabe qual será a variação da inflação, por exemplo, daqui a 05 anos. Contudo, é o melhor método de orçamento de capital.

O Índice de Lucratividade (IL) segundo GROPELLI E NIKBAKHT (2009) compara o valor presente das entradas de caixa futuras com o investimento inicial numa base relativa. Portanto, o IL é a razão entre o valor presente da entrada de caixa e o investimento inicial.

Por fim, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial, ou seja, iguala o VPL a zero. É de fácil compreensão, motivo pelo qual é bastante utilizada, mas, muitas vezes, fornece taxas de retorno não realistas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O relatório da Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Administração Financeira teve como principal objetivo, a divulgação e a comunicação dos resultados alcançados com o modelo de Administração Financeira adotado pelas organizações.

O que ficou constatado nesse estudo é que as organizações procuram disseminar, o máximo possível, as informações entre as pessoas e os setores. Os administradores acreditam que dessa forma estão disseminando conhecimento, tornando o fluxo de operações e o atendimento aos clientes mais eficiente e eficaz.

Por meio desse estudo, pode-se concluir que apesar do tema Administração Financeira ser considerado recente para alguns autores e apesar da maioria dos exemplos se referirem a grandes empresas, mostrou que é possível, fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com