TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida

Trabalho Universitário: Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  3.745 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM CIENCIAS BIOLOGICAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS

PROF. MSc

ALUNO (A):

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO FILME “QUASE DEUSES”

1 – Para ser um cientista, o pesquisador tem que desenvolver algumas qualidades. Quais são as que observamos no filme? Justifique sua resposta.

R:

2 – Quais os tipos de conhecimentos discutidos no filme? Qual a importância desses conhecimentos.

R: O conhecimento empírico e cientifico. A importância do conhecimento empírico é que é um conhecimento adquirido com a experiência do dia a dia, passando de geração em geração, já o cientifico busca técnicas concretas para serem usadas e que essas técnicas funcionem perfeitamente.

3 – Como fica evidenciada a relação que existe entre teoria e prática (práxis) na construção do conhecimento científico? Cite as cenas do filme.

R: Um dos mementos que fica evidenciada esses aspectos na sendo onde o professor Blalock juntamente com Vivien estão realizando experimentos sobre o choque hipovolêmico traumático e muitos só ultilizavam uma técnica que era usada na época e que se via que não era tão eficaz e assim violou as regras usando suas próprias técnicas e viu que quando o paciente está em choque é só supri-lo de sangue, obtendo assim resultados melhores.

Como também quando Vivien descobre uma forma de aplicar barbitúrico intravenoso na pata dianteira do cão, sendo assim um bons resultados de seus estudos pondo em pratica.

Outra sena que me chamou atenção em relação a teoria e a pratica que fica bem evidenciado no filme foi quando começaram a pesquisar sobre a Síndrome do Bebe Azul e depois de meses de tentativas conseguiram reproduzir em um cão, onde muitos não acreditavam que não poderia mexer no coração e assim poderão mostrar que tinham soluções que brando o mito e contribuído consequentemente para o conhecimento cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com