TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigotski

Por:   •  10/6/2016  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Vigotski sempre defendeu a importância da investigação do homem, pois mesmo o homem parecido com o animal, ele sempre se superou para seu desenvolvimento.

A base do desenvolvimento cultural do homem é através do crescimento e maturação orgânica, pois assim busca o desenvolvimento orgânico.

As funções psicológicas é toda a ação do psiquismo, ex a atenção, memória. Concluindo que as funções psicológicas é tanto do homem quanto do animal. Pois um animal é capaz também de memorizar e prestar atenção.

Porém Vigotski as diferencias dando o nome de funções psicológicas naturais ou elementares que é a mesma função entre o homem e o animal e funções psicológicas superiores que é somente para o homem.

Mais a Psicologia tradicional não concorda com Vigotski sobre essa diferenciação e diz ser biológico as funções psíquicas humanas. Vigotski porem diz que não é biológico, mais sim é um desenvolvimento social da conduta.

As funções psicológicas superiores é entendida como uma função na historia da vida humana, onde é vivida pelos homens de acordo com sua cultura, e assim a cada geração.

Então assim as funções psicológicas elementares é natural, enquanto as funções superiores é cultural, concluindo que essas funções não aparecem naturalmente, pois já existem e são introduzidas no meio da cultura do homem.

As funções elementares é uma resposta e um estimulo, é a reação do organismo ao meio. Ex: um barulho, e nós olhamos imediatamente. Ou um animal fazer o que faz sempre no seu dia a dia.  Já as funções psicológicas superiores são caracterizadas pelos signos, a cultura; ex: uma dor de barriga, a avó fala da chá de boldo. Isso é uma cultura que vai passando a diante.

Vigotski diz que os signos são estímulos artificiais criados pelo homem. Os signos que estimula o homem no seu dia a dia. Entre eles estão as palavras.

Vigotski separa em três aspectos as funções psicológicas: gênese, estrutura e função.

A gênese das funções elementares são biológicas enquanto as gênese das funções superiores são culturais.

O desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Vigotski separa as funções psicológicas superiores em dois grupos. O primeiro fala dos processos do meio externo do desenvolvimento cultural e do pensamento, tipo a linguaguem, escrita, calculo, desenho, etc. A segunda fala sobre os processos das funções psíquicas superiores, sendo a atenção voluntaria, memória cultural, pensamento lógico, etc.

Sendo assim Vigotski diz que o signo é o principio do meio externo que deve ser dominado pela criança.

Pelas experiências feitas com crianças Vigotski afirma que a reflexão nasce a partir do coletivo. E que um adulto ajuda muito nos desenvolvimentos superiores das crianças.

As etapas de internalização do signo

Para o signo se incorporar nas funções psíquicas da criança é tudo um processo, uma serie de varias etapas. Os signos são de inicio estímulos neutros, aparecendo conforme os obstáculos das crianças e crescendo cada vez mais.

Dando o processo de assimilação do signo que são dividias em quatro etapas.

A primeira é a etapa natural é aonde a criança reage as estruturas complexas com seus meios primitivos.

A segunda é o emprego mágico dos signos, aonde a criança passa a operar com os signos do meio, observando os adultos e seus signos, vendo suas ações, suas funcionalidades, mais ainda não sabe usa-las totalmente. Ex: um adulto fala que o leite da caixinha vem da vaca, e a criança diz isso também, mais não sabe explicar.

 O terceira é a utilização de signos externos, é a criança ser capaz de organizar os estímulos e saber realizas as tarefas propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com