TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Do Stress Relacionado Ao Desenvolvimento Do Repertorio Social

Artigo: Vivencia Do Stress Relacionado Ao Desenvolvimento Do Repertorio Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Vivencia do Stress relacionado ao desenvolvimento do repertorio social

Carlos Mendes Mesquita Neto

Campinas

2008

CARLOS MENDES

DANIELLE ELISA TEIXEIRA

LORENA SAMARA MENDES

Vivencia do Stress relacionado ao desenvolvimento do repertorio social

Campinas

2008

O stress

O stress consiste em um efeito que vincula respostas psicofisiológicas de um organismo e um estimulo, tanto aversivo como reforçador, que acaba com a homeostase corporal homeostase (Lipp, 2003).

Porem, o aparecimento do stress não depende unicamente do aparecimento do estimulo, pois a interpretação feita sobre o ambiente é imprescindível na predição do stress (Lazarus e Falkman, apud Lipp, 2003). Um determinante da forma como a interpretação ambiental ocorre é a personalidade do individuo, que também pode se tornar uma fonte de stress. (Lipp, 2003)

Como mencionado anteriormente, o stress no dia-a-dia é inevitável, mas uma inabilidade de lidar com ele pode levar a uma vivencia excessiva do stress, o que pode produzir conseqüências danosas para o individuo, para sua família, pessoas com quem trabalha e a comunidade onde vive. (Lipp, 2003)

Efeitos psicológicos como o cansaço mental, dificuldade de concentração, perda da memória imediata apatia e indiferença emocional são sintomas do excesso de stress. Diminuição da produtividade, comportamentos como crises de ansiedade, humor depressivo, diminuição da libido podem surgir e devido a diminuição da imunidade física que o stress causa, doenças físicas tem maior probabilidade de ocorrer.

Competência Psico-social:

Definição, Importância e Intervenções

Competência psico-social é a capacidade de uma pessoa lidar efetivamente com as demandas e desafios do dia-a-dia. É a sua capacidade de manter um bem-estar mental e demonstrar isso com um comportamento adaptativo e positivo ao interagir com outros, com sua cultura e seu ambiente. (OMS, 1997)

De acordo com a organização mundial da saúde (1997) Competência psico-social tem um importante papel na promoção da saúde no seu sentido mais amplo; em termos físicos, mentais e de bem-estar social. Em particular, onde problemas de saúde estão relacionados ao comportamento, e onde o comportamento está relacionado a inabilidade de lidar de forma efetiva com o stress e a pressão do dia-a-dia, o aprimoramento da competência social pode ser uma contribuição muito importante. Isso é especialmente importante quando se fala em promoção de saúde, em uma época onde o comportamento está, cada vez mais, ligado a fonte de problemas de saúde.

As intervenções mais diretas que visam a promoção de competência psico-social são aquelas que desenvolvem as capacidades de uma pessoa de reconhecer emoções em si mesma e nos outros, reconhecer vínculos entre os stresses vividos e suas causas (facilitando uma intervenção) e competências pessoais e sociais. (OMS, 1997)

Habilidades de Vida – Definição e Tipos

Habilidades de vida são capacidades de se comportar de forma adaptativa e positiva que capacita indivíduos a lidarem efetivamente com as demandas e desafios do dia-a-dia. Descrito desta forma, habilidades ditas como sendo Habilidades de vida são incontáveis, e a natureza e definição de Habilidades de vida comumente diferem entre culturas. Entretanto, análises no campo das habilidades de vida sugerem que há um núcleo demarcado de habilidades, podendo serem consideradas universais. Essas são: Tomada de decisões; Resolução de problemas; Pensamento criativo; Pensamento crítico; Comunicação efetiva; Habilidades de relacionamento interpessoal; Autoconsciência; Empatia; Lidar com emoções; Lidar com o stress. (OMS, 1997)

Neste trabalho pretendo focar as duas ultimas: Lidar com emoções e lidar com o stress.

Lidar com emoções envolve reconhecer emoções em si próprio e nos outros, estar consciente de como as emoções influenciam o comportamento e ser capaz de responder a emoções apropriadamente. Emoções intensas, tais como, a raiva e a tristeza, podem tem efeitos negativos na saúde se a pessoa não reagir apropriadamente. (OMS, 1997)

Lidar com o stress significa reconhecer as fontes de stress na própria vida, reconhecer como isso o afeta e agir de forma que ajude no controle do nível de stress. Isso implica que se tome medidas para reduzir as fontes de stress, por exemplo, fazendo mudanças no nosso ambiente físico ou estilo de vida. Outro exemplo seria aprender formas de relaxar, para que as tensões criadas pelo stress inevitável do dia-a-dia abram janelas para problemas de saúde. (OMS, 1997)

Assim, o conteúdo exato do ensino de Habilidades de vida deve ser determinado em nível nacional, ou em um contexto mais local. Mas, descritas em termos gerais, Habilidades de vida são ensinadas em uma variedade grande de países e parecem ter relevância independente da cultura. (OMS, 1997)

Desenvolvimento das Capacidades Sociais

Os objetivos do desenvolvimento social aparecem aos poucos, assim que a criança passa a freqüentar outros microssistemas alem do familiar, o que aumenta o numero e a diversidade de pessoas com quem interage e exige um exercício de novos papeis e aprendizado de novas habilidades sociais (Bronfenbrenner, 1996 apud Del Prette, 1999)

A convivência em outros grupos sociais é bastante reforçada pela família, que vê a experiência como necessária para o desenvolvimento social do infanto. Tanto o é, que ao longo do processo, a criança é questionada sobre como foi a interação, em perguntas como “Com quem você brincou?” ou “Como você foi recebido?”. (Del Prette, 1999)

Esse momento é primordial, pois, primeiro, a criança é freqüentemente testada em relação as suas habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com