TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivências E Percepções De Professores Na Implementação De Políticas De Educação Inclusiva: Um Estudo De Campo Qualitativo

Por:   •  26/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 8

ABEU ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ENSINO UNIVERSITARIO

ANDREZA DE OLIVEIRA SANTOS COSTA

VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CAMPO QUALITATIVO

BELFORD ROXO

2023

ANDREZA DE OLIVEIRA SANTOS COSTA

VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CAMPO QUALITATIVO

Trabalho apresentado a Universidade Associação Brasileira de Ensino Universitário, para a disciplina de Políticas públicas, para obtenção de nota semestral.:

Coordenadora: Prof. Ludmila

BELFORD ROXO

2023

1INTRODUÇÃO:

“Na jornada em direção a uma educação inclusiva, compreender as vivências e percepções dos professores é crucial, pois são eles os agentes de transformação nas salas de aula. Suas experiências e reflexões são a base sobre a qual podemos construir políticas e práticas mais eficazes e significativas para todos os alunos.” (Autor desconhecido)

Este trabalho tem como objetivo explorar as vivências, desafios e percepções dos professores envolvidos na implementação de políticas de educação inclusiva em escolas públicas. A inclusão de alunos com deficiência é uma questão relevante nas políticas educacionais atuais, e compreender como os professores experimentam essa implementação pode oferecer suportes valiosos para melhorar a eficácia dessas políticas.

Segunda constituição federal do Brasil de 1988 estabelece princípios fundamentais para educação no país. Embora não entre em detalhes específicos sobre a implementação de políticas de educação inclusiva, a constituição fornece a base legal para a promoção da igualdade e da inclusão na educação. Alguns artigos e princípios relevantes da constituição relacionadas à educação inclusiva inclui igualdade e não discriminação, direito à educação, acessibilidade, princípio da igualdade inclusão.

O artigo 206, inciso 1, estabelece que o ensino será ministrado com base em igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, e o inciso III destaca a promoção de formas de educação, que atendam as necessidades dos alunos com deficiência.

A educação inclusiva desempenha um papel central no cenário educacional atual, uma vez que busca segurar que todos os estudantes não importando suas particularidades, tenho acesso igualitário as oportunidades educacionais dentro do ambiente escolar. Adoção de diretrizes de educação inclusiva essencial para efetivar esse princípio, embora não haja uma empreitada descomplicada. A educação inclusiva demanda uma mudança profunda nas estratégias de ensino e na cultura escolar, e os docentes tem uma importância crucial nesse processo.

O propósito desse estudo de campo de natureza qualitativa é explorar as experiências e visões dos educadores durante a execução de políticas de educação inclusiva.

Compreender a forma como os docentes enfrentam os obstáculos e as potencialidades que emergem nesse ambiente se mostra fundamental para o refinamento das abordagens de implementação e para o fomento de uma educação inclusiva de excelência.

As diretrizes voltadas à educação inclusiva no cenário brasileiro têm passado por transformações ao longo dos anos, marcadas pela promulgação de legislações e orientações que visam assegurar o acesso, permanência e êxito de todos os estudantes na escola. Contudo, a efetivação concreta dessas políticas ainda enfrenta notáveis desafios. É nesse ambiente complexo que este estudo se situa, com propósito de contribuir para a compreensão das experiências dos educadores nesse contexto.

Para isso, a construção desse trabalho foi dividida em três partes seleção dos professores coleta de dados e análise das políticas.

2 OBJETIVO

Explorar as percepções dos professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em suas salas de aula.

Identificar os desafios enfrentados pelos professores na implementação das políticas de educação inclusiva.

Compreender as estratégias adotadas pelos professores para lidar com as demandas variadas de aprendizado.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Por meio desse estudo tem-se o intuito de contribuir para o melhor entendimento do papel das políticas públicas e toda a rede de apoio e quanto isso contribui emocionalmente para que os professores possam lidar com todos os desafios que envolvem a rotina da educação inclusiva. Bem como propiciar o graduando em psicologia o contato com a realidade e fornecer bases para reflexão acerca do papel desse profissional no campo de trabalho em questão.

3 METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida com a utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas através de um questionário online, com o objetivo de analisar as interações em sala de aula desafios e estratégias adotadas. Foi realizada por meio de professores que atendem diretamente na implementação de política de educação inclusiva em escolas públicas. Foi disponibilizado o link do questionário o qual continha cinco perguntas que além do termo de consentimento livre também possuía os e-mails da pesquisadora para retirada de eventuais dúvidas. O questionário foi elaborado na plataforma do Google form e respondido por três professores da escola Albert Sabin que se encontra no município de Belford Roxo, onde conforme iam respondendo o link.

4 ANÁLISE DE DADOS: as transcrições das entrevistas serão submetidas a uma análise de conteúdo, identificando temas emergentes, padrões de experiências e percepções comuns entre os participantes. Essa abordagem permitirá uma compreensão profunda das perspectivas dos professores e das nuances envolvidas na implementação políticas de educação inclusiva.

1 - Como você descreveria sua experiência na implementação das políticas de educação inclusiva em sua sala de aula?

Resposta da professora Sintia

R: Infelizmente existe tudo muito "lindo" no papel, mas na realidade temos pouco apoio sobre tal questão. A vivência e a realidade diária muitas vezes tornam a prática pedagógica dentro do panorama de inclusão algo insustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com