TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wallon e a afetividade

Por:   •  26/6/2017  •  Dissertação  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

        FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO

Curso Psicologia

Prof. Luiz Cláudio

AFETIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO

MARCELLA GREGÓRIO VIEIRA

20 de junho de 2016

Ubá-MG

        O estudo sobre a afetividade e a construção do sujeito na teoria psicogenética de Wallon, um dos capítulos que compõe o livro Teorias Psicogenéticas em Discussão, disserta que a emoção é basicamente o que garante a reciprocidade afetiva e a permanência do indivíduo no meio, devendo considerar o sujeito juntamente como social e biológico, estudando sua contextualização nas relações com o meio.

        Na psicogenética de Wallon, a afetividade e a emoção ganham destaque, já que para ele, a emoção faz papel de moderador entre o organismo e o psíquismo, sendo o elemento básico para a formação do vínculo que a criança irá estabelecer com o mundo. Inicialmente, a afetividade é considerada somática, ou seja, puramente emoção. A partir do surgimento da função simbólica, a afetividade se desenvolve, dando origem a atividade cognitiva, onde reivindicações como respeito e justiça são apresentadas. A afetividade passa a ser então influenciada pelas ações do meio.

        A relação entre afetividade e inteligência também é um tema abordado por Wallon. Segundo Dantas:

“O ser humano foi, logo que saiu da vida puramente orgânica, um ser afetivo. Da afetividade diferenciou-se, lentamente a vida racional. Portanto, no início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com predomínio da primeira.” (DANTAS, 1992, p. 90)

        A construção de vida do sujeito passa então a ser constituída por alternâncias entre a dimensão afetiva e a dimensão cognitiva, não se dando separadamente. Cada conhecimento adquirido independentemente de em qual dimensão o sujeito se encontra, será adicionado normalmente no outro, significando assim que para a afetividade se desenvolver, ela precisa do conhecimento alcançado pela dimensão cognitiva, e reciprocamente.

        A construção do Eu, é outro tema encontrado neste capitulo, e depende primordialmente do outro para sua formação. Para Dantas:

“A construção do Eu é um processo condenado ao inacabamento: persistirá sempre, dentro de cada um, o que Wallon chama de “fantasma do outro” [...] Controlado, domesticado normalmente o “outro” pode irromper nas patologias, oferecendo o quadro das personalidades divididas. Mesmo dentro da normalidade, estados passionais momentâneos, cansaço, intoxicação, podem borrar as fronteiras precárias que separam o mundo interno do mundo externo.” (DANTAS, 1992, p. 95)

A personalidade do indivíduo se torna assim, segundo Dantas, eclética, já que o sujeito como ser social, se torna capaz de atribuir-lhe diferentes funções e ocupações no meio. Em um grupo social específico, o sujeito pode ocupar lugar de líder, e no outro ser apenas irrelevante.

        Finalmente, pode-se considerar as teorias de Henri Wallon bastante complexas, já que o termo de psicogenética era para muitos, desconhecido. Se tornando comum a todos apenas após as discussões em sala. Juntamente com os conhecimentos adquiridos pela leitura de Piaget e Vygotsky, fica explícito, que tais autores, ligadamente com suas teorias, serão de grande utilidade para a formação e prática do psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com