TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zooterapia

Tese: Zooterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

1- Foram utilizados peixes na Zooterapia como renovadores do processo existencial. Estes peixes foram selecionados pelo grupo para a realização deste trabalho devido as facilidades de sua aplicação e de transporte, custo de manutenção, possibilidade de interação e permanência dos mesmos na escola.

2- Na assistência a estes alunos, as atividades zooterapêuticas foram inclusas na rotina dos mesmos, onde foi instalado na sala de aula um aquário e estes alunos ficaram responsáveis por tomar conta dos peixes, alimentando-os, mantendo o ambiente limpo, visando com isso, reduzir ansiedade e estresse; controlar hiperatividade, transtorno de déficit de atenção, elevação da autoconfiança e da auto-estima; melhora no aprendizado; melhoria de memória, bem como proporcionando o aumento da afetividade, do ânimo e da socialização desses jovens.

3- Esse processo objetiva a interação dos peixes com esses adolescentes com problemas educacionais e dificuldades em atividade multidisciplinar, proporcionando uma rica troca de experiências entre os envolvidos.

4- Foi realizado um estudo de 6 meses no qual foram investigadas mudanças no comportamento desses três adolescentes. . Os benefícios obtidos foram desde a melhoria do equilíbrio à novas formas de socialização . Os achados sugerem, portanto, que possuir um contato diário com animais nas escolas, pode ser um aspecto positivo na socialização e bem estar psicológico dessas crianças, que de serem cuidados passam a ser cuidadores de animais. Tais ações colaboram para a “a interação, integração, estimulação sensorial”. Porém vale lembrar que, como nas terapias convencionais, na Zooterapia, os resultados dependem de uma série de fatores, que envolvem o professor, o aluno e os acompanhantes ou responsáveis, com a inserção de um novo vértice que é representado pelo animal co-terapeuta.

5 - A medicina parece estar aumentando suas apostas no papel que os animais podem ter além do convívio com os homens. Muitas crianças quando sofrem algum tipo de violência física ou psíquica, tornam-se introspectivas, agressivas, dificultando o tratamento de recuperação que os especialistas da área utilizam com o propósito de ser menos traumático às suas vidas. Para mudar esse quadro, vem-se utilizando a Zooterapia que é uma metodologia que inclui pequenos animais como co-terapeutas no tratamento das patologias físicas e psíquicas.

Tal projeto revelou resultados interessantes e muito positivos no contato desses adolescentes com os peixes. Os animais exerceram uma espécie de fascínio sobre eles, promovendo alegria e os incentivando à participação. Os benefícios puderam ser visualizados no contato e na interação com os animais, compartilhando-a com os presentes e demonstrando suas emoções. Portanto, a Zooterapia, ainda que realizada através de um pequeno aquário contendo três peixes, proporcionou a esses alunos a comunicação e a interação social, validando a sua importância na promoção do bem estar aos mesmos e dando-nos a chance de conhecer de modo mais aprofundado o universo juvenil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com