TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Zooterapia

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

        Faculdade Anhanguera Educacional 
Unidade Anápolis
Curso Matemática Licenciatura
[pic 1]

 
 ZOOTERAPIA NA SALA DE AULA


Thales Lopes Alves RA: 1786306028

Anápolis/GO
2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho vem trazer um simples projeto de zooteraparia, onde é utilizado um animal de estimação para buscar um melhor aprendizado com os alunos, e principalmente um melhor desenvolvimento social e psicológico dos alunos. Visando assim integrar os alunos com maiores dificuldades de convívio.

Neste trabalho será possível identificar os métodos e as expectativas que se tem dos resultados do mesmo.

ETAPA 1

Site acessado sobre terapia assistida por animais

http://www.nossamatilha.com.br/mypoint/jusantin/p_como_a_presenca_de_um_cao_em_sala_de_aula_pode_ajudar_na_educacao_de_criancas_animais_nas_escolas_educacao_humanitaria_zooterapia_usp_pirassununga_fmvz_5670.aspx,

Acessado em:15 outubro 2015

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada

Melhora o suporte social diretamente, como uma fonte de conforto, ou indiretamente, como um facilitador da interação entre humanos.

Também possibilitar uma atmosfera calma e de suporte às crianças em sala de aula, influenciando, dessa forma, o desempenho das crianças no ambiente acadêmico

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

A grande maioria de comentários de desconhecimento em relação a técnica de zooterapia.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais

Benefícios: Estimula o desenvolvimento das crianças de diversas maneiras, estimula linguagem, senso de si mesmas, conexão com os outros, imaginação e ato de brincar das crianças

O site não aborda riscos ou dificuldades no processo.

ETAPA 2

Nome da Escola: Escola João de Barro

Ano: 5º

Número de alunos: 39

Meninos: 17

Meninas: 22

Descrição do perfil da turma

Os alunos apresentam dificuldades em leitura e interpretação de texto, resistência à leitura, sem hábito de frequentar a biblioteca e desinteresse pelos livros. Na escrita apresentam a predominância da linguagem coloquial, não conseguem organizar e nem pontuar seus textos. Apresentaram baixo índice na Avaliação Diagnóstica realizada em fevereiro. A comunidade é carente com pouca participação da família na escola. A turma apresenta alto índice de agressividade e violência.

ETAPA 3

Aluno: Marcos José 10 anos

Aluno com dificuldade na escrita como a maioria da turma, pouco comunicativo e muito agressivo, um menino rebelde que não respeita regras, sempre discutindo de forma agressiva com todos, alunos, professores, etc, porém se interessa bastante por esportes e jogos, apenas nesse ambiente que consegue interagir com os colegas.

Aluno: Jorge Henrique 10 anos

Aluno apático, não se socializa na sala, arredio, não se importa com o que acontece a sua volta. Desleixado, desorganizado, e pouco até não higiênico. Não é um aluno que desrespeita as regras, sempre que é chamada a sua atenção atende ao chamado. Nem o esporte chama sua atenção.

ETAPA 4

Aluna: Ana Maria 10 anos

Dificuldade com a escrita, pois utiliza demasiadamente linguagem coloquial da internet, muito comunicativa, porém também agressiva, pois não aceita opiniões dos seus colegas em certas ocasiões, e nesses momentos aflora sua agressividade, também se irrita facilmente se é chamada sua atenção, sendo rancorosa nessas ocasiões, o que dificulta a aprendizagem, pois quando é necessário chamar sua atenção, ela se fecha e não mais participa da aula. Tem uma relação familiar comum, pais trabalham, filha única, aparentemente muito mimada pelos pais.

ETAPA 5

Observando os três alunos listados, define-se então o animal para o projeto um cachorro.

Com o intuito de melhorar a aprendizagem, o comportamento e o convívio dos alunos, a estratégia do projeto se dará inicialmente com a apresentação do animal e todos deverão descrever suas características.

Após esse primeiro momento, sortearemos cada aluno para que possa passar alguns dias cuidando do cachorro, sorteando previamente o aluno terá que trazer uma autorização dos pais para que o mesmo possa participar do projeto cuidando do cachorro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com